- Croata de 27 anos venceu pela primeira vez na categoria ITF W100
Jana Fett ergueu o título mais importante da carreira no Oeiras CETO Open, o ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis e o Clube Escola de Ténis de Oeiras organizaram com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras entre os dias 22 e 28 de abril.
Numa final sem história, Jana Fett (150.ª classificada no ranking WTA) só precisou de 69 minutos para bater a húngara Panna Udvardy (151.ª) em duas partidas, com os autoritários parciais de 6-0 e 6-2, numa decisão que colocou frente a frente duas jogadoras que já fizeram parte do top 100.
Mantendo a tendência dos dias anteriores, o vento foi uma constante no derradeiro encontro da semana, que começou com um atraso considerável devido à chuva.
Mas a tenista de Zagreb não se deixou afetar pelas condições agrestes e aproveitou a postura muito apática da adversária, que chegou a ser atleta do Clube Escola de Ténis de Oeiras, para cavar um fosso muito grande no marcador em poucos minutos. Mais agressiva e, sobretudo, menos errática, Fett esteve sempre no controlo das operações e nunca deixou que Udvardy sonhasse com a recuperação, pois mesmo quando a húngara assinou a única quebra de serviço — ao sexto jogo do segundo set — esteve lá para cortar pela raiz a reação.
“Sinto-me maravilhosa, fiz um grande encontro. A Panna é uma excelente jogadora, esperava que fosse difícil e talvez não pareça que tenha sido quando se olha para o resultado, mas tive de jogar cada ponto no meu máximo, caso contrário não teria sido assim”, afirmou Jana Fett já em conferência de imprensa.
O encontro deste domingo foi o segundo entre estas protagonistas. No primeiro, já este mês, a croata também venceu de forma autoritária (6-1 e 6-0) a caminho daquele que, até este domingo, era o título mais importante da carreira — conquistado no W75 de Split, perante compatriotas.
"Pensava que hoje talvez fosse mais complicado porque o anterior foi, digamos, fácil. É difícil vencer assim em duas vezes consecutivas, mas acho que tenho um bom estilo de jogo para a defrontar e conheço as fraquezas dela, portanto tentei obrigá-la a mexer-se muito e joguei muito para a direita para tentar causar-lhe pressão. Acho que essa foi a chave", concluiu depois de conquistar o nono e mais importante título da carreira.
A vitória no Oeiras CETO Open resultará numa subida de 22 lugares para Jana Fett, que na atualização do ranking prevista para 6 de maio surgirá no 128.º posto. Um pouco mais atrás estará Panna Udvardy, com uma subida de 16 degraus até ao 135.º lugar.
João Cunha e Silva, ex-tenista profissional (108.º no ranking ATP de singulares em 1991 e 72.º no de pares em 1989) e atual responsável pela Cunha e Silva Tennis Academy, fez um balanço do Oeiras CETO Open na condição de diretor da prova: "Foi uma semana em cheio, com o maior e melhor torneio alguma vez organizado aqui. Deixo uma palavra de elogio à Federação Portuguesa de Ténis, pela fantástica organização que vem demonstrando e que é largamente elogiada por todas as jogadoras, e ao CETO, que tem sido a casa deste torneio e que tem respondido da melhor maneira possível a este repto. Tivemos um nível de ténis espetacular ao longo de toda a semana, com as irmãs Jorge a habituarem-nos a exibições regulares de um grande nível e a atingirem resultados que nos deixam a sonhar com a participação em torneios do Grand Slam. E nos singulares tivemos como cereja no topo do bolo a Panna Udvardy na final, porque é uma pessoa que nos diz muito por termos uma relação muito próxima com ela e com a família. A Fett fez uma final magnífica e mereceu inteiramente a vitória."
Fotografias: Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis