- Torneio arranca este domingo com sete portugueses no qualifying
- Trio luso na metade superior do quadro principal
O quarto torneio do ATP Challenger Tour a acontecer em Portugal em 2024 terá como prato forte na primeira ronda do quadro principal um encontro entre o português Henrique Rocha e o norte-americano Alex Michelsen. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor entre 12 e 18 de maio, o Oeiras Open 4 conta com 10 portugueses em ação, sete deles já este domingo no qualifying.
Recém-chegado de Praga, onde somou uma das melhores vitórias da carreira rumo a mais uns quartos de final num circuito em que já este ano inaugurou o palmarés, Henrique Rocha (206.º classificado no ranking) recebeu um dos três wild cards à disposição da organização. Os restantes foram entregues a Jaime Faria (233.º), também vindo da capital checa, e a Gastão Elias (379.º), o português com melhor registo no Jamor — já ergueu três títulos Challenger neste palco.
O sorteio realizado no final de tarde deste sábado colocou-os a todos na metade superior do quadro. E Rocha terá como primeiro adversário nada mais, nada menos do que o primeiro cabeça de série. Michelsen é do mesmo ano (2004) que o portuense, mas ainda não celebrou o 20.º aniversário e está no melhor ranking da carreira (69.º ATP) depois de um arranque de temporada em que se destacam a terceira ronda no Australian Open e os quartos de final no ATP 250 de Los Cabos, mas também as segundas rondas nos ATP Masters 1000 de Indian Wells e Miami, sempre em piso rápido.
O tenista da Califórnia está a viver a primeira temporada a tempo inteiro no circuito principal depois de um 2023 dourado que o viu jogar quatro finais Challenger (venceu duas) e até uma ATP (finalista em Newport no mês de julho).
Os resultados obtidos no primeiro trimestre colocam-no no quarto posto da "Corrida a Jidá", onde acontecerá o Next Gen ATP Finals, isto é, o torneio que reúne os melhores jovens do mundo. Do top 10 também faz parte Henrique Rocha, precisamente no 10.º lugar após a campanha da última semana.
Eleito para a "Class of 2023" do ITF World Tennis Tour depois de um ano que o viu conquistar seis títulos individuais, o jogador natural do Porto — atualmente no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — transportou os resultados do ano transato para este, em que já inaugurou o palmarés Challenger quer em singulares (Múrcia), quer em pares (Ostrava), ao lado do amigo Jaime Faria.
O jovem de 20 anos é o tenista português com mais posições ganhas no ranking desde o início da temporada (de 411.º para 230.º) e está de volta a um local onde, há apenas três semanas, jogou pela primeira vez umas meias-finais Challenger. Semifinalista desse Oeiras Open 125, Faria terá como primeiro adversário no Oeiras Open 4 o japonês Shintaro Mochizuki (157.º), oitavo cabeça de série e em ação num torneio de terra batida apenas pela terceira vez este ano.
O trio luso assegurado neste quadro principal ficou completo com o nome de Gastão Elias. O jogador da Lourinhã interrompeu muito recentemente a série de 16 vitórias consecutivas no Court Central do Jamor (onde este ano até já jogou mais uma final Challenger, mas em piso rápido), mas regressa confiante depois de ter celebrado três triunfos em Francavilla al Mare. Joris de Loore (208.º), o primeiro adversário, é mais dado a superfícies rápidas e, aliás, por cá inaugurou o currículo Challenger com uma vitória no Indoor Oeiras Open 1 de 2023.
Com Rocha, Faria e Elias garantidos no quadro principal, que só começa segunda-feira, já este domingo entrarão em ação outros sete portugueses com a missão de aumentarem a comitiva “da casa” na fase final do torneio.
Frederico Silva (408.º), Duarte Vale (596.º) e Pedro Araújo (641.º), como alternate, tiveram acesso direto à fase de qualificação e a eles juntaram-se, com wild cards, João Domingues, Francisco Rocha (909.º), Rodrigo Fernandes (1194.º) e Tiago Pereira (712.º).
Este domingo recheado de ténis terá início às 10h30. O primeiro representante luso a ir a jogo no Court Central será Tiago Pereira, contra o primeiro cabeça de série Lukas Neumayer (211.º), seguido de Frederico Silva frente a August Holmgren (307.º), Duarte Vale perante Samuel Vincent Ruggeri (276.º) e Pedro Araújo cara a cara com Dmitry Popko (223.º), segundo pré-designado e vencedor do Del Monte Lisboa Belém Open há três anos.
Os restantes atuarão no Court 1, onde a ação arranca à mesma hora com o duelo 100% germânico de Lucas Gerch face a Sebastian Fanselow (residente em Portugal há vários anos) e continua com os encontros de Francisco Rocha frente a Juan Pablo Ficovich (232.º), João Domingues contra Jules Marie (225.º) e Rodrigo Fernandes face a Adrian Andreev (237.º).
Fotografias: Sara Falcão/Federação Portuguesa de Ténis