- Seleções femininas de W35 e W40 também venceram e discutem apuramento
- Equipa masculina de M30 entrou com o pé esquerdo no CIF
As seleções nacionais masculinas de M35 e M40 celebraram esta segunda-feira a passagem aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, onde as equipas femininas dos mesmos escalões voltaram a vencer para manterem vivo o apuramento para as meias-finais.
Depois da vitória por 2-1 sobre a Austrália na jornada inaugural, o conjunto masculino de M35 venceu o México por 3-0 e conquistou o primeiro lugar no Grupo A da Italia Cup.
O capitão Pedro Sousa ficou de fora desta jornada por estar adoentado, mas Gonçalo Falcão (6-2 e 6-1 sobre Antonio Manon) e José Ricardo Nunes (6-0 e 6-0 a Miguel Cabral Alcocer) deram conta do recado nos dois encontros de singulares. Depois, o resultado final ainda foi dilatado no par, ganho por Manuel Leonardo e José Ricardo Nunes a Julio Cesar Cid e Alexander Wieland com os parciais de 6-0 e 6-2.
Praticamente ao mesmo tempo, a seleção masculina de M40 venceu a Índia por 3-0 (o resultado do dia anterior sobre o Canadá) e terminou o Grupo D da Tony Trabert Cup na primeira posição.
Rui Machado também não foi a jogo, mas viu a equipa que lidera registar três vitórias autoritárias: Gonçalo Figueiredo não perdeu qualquer jogo a caminho do triunfo (6-0 e 6-0) sobre Ravindranath Pandey, Gonçalo Nicau cedeu apenas um (6-1 e 6-0) contra Mandar Wakankar e no par o domínio luso manteve-se, com Nicau e Gonçalo Pereira a vencerem Abhijeet Muzumdar e Mandar Wakankar por 6-1 e 6-2.
Depois de duas jornadas a competir, os conjuntos ficarão de fora da programação de terça-feira, dia em que conhecerão os adversários nos quartos de final.
A única seleção masculina que não foi feliz nesta segunda-feira foi a de M30, que entrou com o pé esquerdo na Men’s 30 Cup ao perder por 3-0 com a favorita Alemanha no Club Internacional de Foot-Ball (CIF).
Nos singulares, o capitão Ricardo Ramos perdeu por 6-0 e 6-1 com Nils Brnkmann e João Ferreira por 6-4 e 6-1 contra Jakob Sude; já no par, Eduardo Lameiras e Filipe Sustelo ofereceram mais resistência a Tobias Geigle e Jakob Sude, mas não evitaram a reviravolta germânica consumada com os parciais de 3-6, 6-1 e 10-2.
Depois de sucessos folgados na véspera, o segundo dia de prova voltou a contar com vitórias por 3-0 dos dois conjuntos femininos nacionais. A equipa W35 derrotou a congénere da Suíça por 3-0, o mesmo resultado em W40 sobre a Índia.
Na Suzanne Lenglen Cup, Magali De Lattre (antiga 334.ª WTA) regressou a Portugal para representar as cores nacionais e arrasou por 6-0 e 6-1 a helvética Carmen Philipp, Rita Freitas (campeã do mundo de +35 em 2022) venceu por 6-2 e 7-5 Eveline Benz e o par Isabel Chorão/Magali de Lattre derrotou Ann Amanda Casanova e Nadia Leuenberger com 6-2 e 6-4.
O triunfo luso na Young Cup foi ainda mais esclarecedor, dado que Isaura Faria e Catarina Ferreira (ex-401.ª) não cederam jogos contra Kapila Parekh e Mansi Majeji, respetivamente, e no par as mesmas protagonistas da Índia claudicaram por 6-0 e 6-0 perante Isaura Faria e Inês Moura.
Nos quadros femininos só se apuram as primeiras classificadas de cada grupo, pelo que Portugal discutirá o primeiro lugar em W35 e respetivo apuramento para as meias-finais com os Estados Unidos da América, enquanto em W40 essa luta será com a França.
O embate frente às norte-americanas terá início logo às 9h30 no Court Central, enquanto o encontro luso-francês arrancará às 10h de terça-feira no Court 1 do Complexo Desportivo do Jamor. No CIF, a discussão entre Portugal e a Índia em M30 acontecerá logo pelas 10h no palco principal do clube lisboeta.
O Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) realiza-se entre os dias 4 e 9 de agosto no Complexo Desportivo do Jamor, no Clube Escola de Ténis de Oeiras e no Club Internacional de Foot. Na semana seguinte, entre 10 e 17 de agosto, será jogada a prova individual (ITF World Individual Championships).
Fotos: Beatriz Ruivo e Álvaro Isidoro/Federação Portuguesa de Ténis