18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Forte presença portuguesa na etapa de Madrid do European Teqball Tour

© FTEQBALLPT
 
Terminou este domingo, a 2ª Etapa do European Teqball Tour 2023 que se disputou, em Madrid, de 16 a 19 de março, no Complexo desportivo Municipal de Gallur. Esta apa, que distribuiu um Prize Money de 30 mil dólares, marcou o arranque da modalidade em Espanha, que bateu o record de inscrições de teqers numa só prova, com a presença de 179 Atletas, oriundos de 31 Países.
 
A comitiva nacional contou com 23 Atletas (19 masculinos, 4 femininos) em representação de 7 Clubes (GFEC – Caixeiros de Santarém, APSNT Teqball Sintra, Academia de Futebol de Ponte de Lima, Teqball Abrantes, GROB Odivelas, Thann Teqball e PlayTeq Porto) entre quais 5 atletas estrangeiros (Brasil, Kosovo, Ucrânia) que competem no circuito nacional Teqball.
 
Refira-se que nesta etapa de Madrid, a FITEQ - Federação Internacional de Teqball, nomeou 4 Árbitros Portugueses: Duarte Cerqueira, André Martins, Telmo Monteiro e Emanuel Pio (estes últimos, arbitraram o jogo de terceiro lugar de mix doubles).
 
Esta etapa disputada nas cinco categorias (Singles e Doubles (femininos e masculinos) e Mixed doubles), contribuiu, de forma decisiva, para Portugal cimentar a sua posição no Top 16 do Ranking Europeu, que garante a qualificação direta para o Jogos Europeus que terá lugar, em Carcóvia, na Polónia, entre 22 de junho e 2 de julho.
 
Singles Femininos
Leonor Pinho, jovem teqer, de apenas 18 anos, fez a sua estreia em Madrid, numa prova internacional, competindo na categoria de Singles, ficando pela fase de grupos, tendo esta presença o objetivo de experienciar o primeiro contacto com a realidade de uma prova internacional.
 
Singles Masculinos
A participação record na categoria de singles masculinos fez com que não houvesse fase de grupos, tendo a fase eliminatória iniciado nos sessenta e quarto-avos-de-final.
 
Nesta categoria, destaque-se a prestação de Berna Baptiste e do kosovar Adrien Uka, 31º no ranking mundial de singles, que alcançaram, ambos, os dezasseis-avos-de-final.
 
Nos trinta e dois-avos-de-final ficaram os Teqers João Pinheiro (GFEC – Caixeiros de Santarém), Mauro Matos (GROB Odivelas) e Niso Gonçalves (Academia de Futebol de Ponte de Lima) e Guilherme Henriques (APSNT Teqball Sintra).
 
Filipe Rodrigues (Teqball Abrantes), João Paulo Henriques (Cateta) (GFEC – Caixeiros de Santarém) e Breno Miller (APSNT Teqball Sintra) cederam na ronda inaugural.
 
Doubles Femininos
Manuela Parente (PlayTeq Porto) e Carla Couto (APSNT Teqball Sintra) cederam nos quartos-de-final frente à dupla húngara, campeã do mundo, em título, Leo Vasas /Zsanett Janicsek.
 
Doubles Masculinos
Berna Baptiste (Thann Teqball) e Niso Gonçalves (Academia de Futebol de Ponte de Lima)  apenas foram travados, nos oitavos-de- final, pela dupla que acabaria por vencer o torneio, formada pelos hungaros Csaba Banyik / Balazs Katz. Na fase de grupos superiorizaram-se, fazendo o pleno, ao conquistar os 4 pontos. A dupla brasileira, que joga no Circuito Nacional, Lucas Prado (Playteq Porto) / Brenno Miller (APSNT Teqball Sintra) ficou no segundo lugar deste grupo. Luís Santos e João Pinheiro (GFEC – Caixeiros de Santarém), com duas vitórias, apuram-se em 1º lugar, na fase de grupos, tendo cedido nos dezasseis avos-de-final, frente à dupla Polaca Bartlomiej Franczuk /Grzegorz Staskie.
 
António Henriques e Guilherme Henriques (APSNT Teqball Sintra) foram batidos nos dezasseis avos-de-final pela dupla Kawaitiana Zaid Eidan / Basel Ahmad Has. Pai e filho venceram dois jogos, conquistando o primeiro lugar, com quatro pontos, o seu grupo, tendo no sorteio calhado em sorte, com outra dupla portuguesa, Mauro Matos e Raul Firmino, do GROB Odivelas, par que alcançou a segunda posição deste grupo, com três pontos, resultado de uma vitória e uma derrota.
 
Rui Leitão e João Paulo Henriques (GFEC – Caixeiros de Santarém) ficaram na fase de grupos.
 
Mix Doubles
Nesta categoria destaca-se a dupla Manuela Parente (Playteq Porto) e Luís Santos (GFEC – Caixeiros de Santarém) que alcançaram os oitavos-de-final, perderam com a dupla Petra Pechy (vencedora na categoria de duplas femininas) /Bence Forgacs.
 
A teqer Carla Couto, ex-jogadora de futebol, teve a sua primeira experiência internacional nesta etapa de Madrid, fazendo dupla com António Henriques (APSNT Teqball Sintra) bi-campeão nacional de doubles masculinos. Esta equipa ficou pela fase de grupo. Note-se que a participação de Carla Couto, teve como objetivo a conquista de pontos para que possa integrar, a par de Manuela Parente, a comitiva aos jogos europeus 2023.
 
A dupla Rui Leitão e Leonor Pinho não tiveram a sorte do seu lado, terminando na fase de grupos, ao calhar num grupo fortíssimo, onde as duplas opositoras húngaras e romenas confirmaram o seu nível e experiência, não dando qualquer espaço à estreia desta dupla lusa na lide internacional. Também, a dupla Marta Lourenço e Raúl Firmino (GROB -Odivelas) ficou pela fase de grupos. Recorde-se que esta dupla fez, também, a sua estreia numa etapa do European Tour.
 
Os Teqers Portugueses voltam a entrar em ação na 3ª Etapa do European Teqball Tour que se realiza em Montenegro, na cidade de Podgorica, entre 28 e 31 de março de 2023.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de abril de 2024 – 10:47:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...