14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial de Triatlo, Pequim recebe a Final

A cidade de Pequim, na China, volta a receber uma grande competição de Triatlo. Desta feita, o palco dos Jogos Olímpicos de 2008 vai decidir quem são os Campeões do Mundo de Triatlo 2011.

Nos masculinos, os irmãos Brownlee estão na frente da competição. João Silva é o atleta português melhor colocado na classificação do mundial, ocupando a 11ª posição.

 Na competição feminina, que se realiza no domingo, é a também britânica Helen Jenkins que lidera a classificação mundial.

 Depois de em 2008 ter recebido a prova de Triatlo dos Jogos Olímpicos a localidade de Changping, situada a poucos quilómetros do centro de Pequim, voltou desde o início desta semana a receber triatletas de todo o planeta para disputar os Mundais de Triatlo. Para os atletas do escalão Elite, entre os quais se incluem 4 atletas nacionais, esta é a 7ª etapa da competição, mas para os atletas Júnior e Sub23 o título mundial é definido na prova de Pequim.

A equipa nacional

A comitiva nacional, composta por Bruno Pais, Duarte Marques, João Pereira e João Silva chegou ontem a Pequim e já se vai adaptando às condições do local.

Para Bruno Pais e Duarte Marques o local não é desconhecido, já que ambos participaram nos Jogos Olímpicos de 2008.

Para a competição deste ano João Silva é o atleta melhor colocado para obter um resultado de relevo na classificação final do Mundial de Triatlo. Com 22 anos de idade, João Silva ocupa o 11º lugar da World Championship Series. Em 2010 o atleta da Benedita foi 4º classificado na etapa final e aproveitou os pontos extra em disputa para terminar o ano como 5º classificado absoluto final

Por outro lado, a prova de Pequim atribui pontos extra tanto para a classificação do Mundial como para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Foi com o objectivo de somar pontos para Londres 2012 que a equipa nacional preparou Pequim da melhor forma possível. Pais, Marques, Pereira e Silva concentraram-se nos Pirenéus Franceses e ali trabalharam em conjunto com o objectivo de chegarem a Pequim na máxima força.

Em termos da qualificação olímpica Portugal ocupa actualmente o 5º lugar do ranking de nações, um posicionamento determinado pela posição do 3º elemento de cada país no Ranking de Qualificação Olímpica. No final, apenas 8 países vão poder participar com 3 atletas na prova de Triatlo dos Jogos de Londres 2012. Os britânicos lideram este ranking, seguidos de Alemanha, França, Austrália e Portugal.

Individualmente Portugal tem 4 atletas bem colocados no ranking olímpico: João Silva é 8º, Bruno Pais é 26º, João Pereira 30º e Duarte Marques 64º.

Os dias que antecedem a prova
 

Durante o dia de hoje a chuva fez-se sentir com alguma intensidade no local da prova. Assim, o treino de corrida foi cumprido debaixo de chuva forte. Um aperitivo para a trovoada e chuva forte que se espera para sábado, o dia da prova.

Para já o ambiente é de descontracção e os atletas vão demonstrando estar adaptar-se da melhor maneira à diferença horária. No seio da comitiva nacional reina o optimismo em relação à obtenção dos resultados desejados.

Amanhã, quinta-feira, realizam-se o Congresso da International Triathlon Union e os diferentes briefings para atletas e técnicos.
  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 01:30:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...