14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial de Triatlo: João Pereira 14º em Hamburgo

João Pereira terminou a sua prestação na sexta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite, ontem disputada em Hamburgo (Alemanha), na 14ª posição. A prova foi ganha por Jonathan Brownlee, que bateu ao sprint o seu irmão Alistair. Com o espanhol Javier Gomez ficou completo o pódio, mantendo a liderança do Mundial de Triatlo, uma classificação onde João Silva ocupa agora a 4ª posição.

Por seu turno, João Pereira, esteve em plano de destaque no grupo perseguidor aos 9 elementos, de onde saíram os 3 primeiros classificados, e concluiu o segmento de ciclismo com cerca de 30 segundos sobre o grupo do português, do Campeão Olímpico de 2008, Jan Frodeno (Alemanha), do espanhol Mário Mola e do Sul-Africano Richard Murray, que terminou a prova na 4ª posição. Com o 14º lugar hoje alcançado, João Pereira sobe da 34ª à 27ª posição do Mundial de Triatlo Elite.

A prova de ontem foi disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20Km de ciclismo e 5Km de corrida), num percurso extremamente plano e rápido, favorável a velocidades elevadas.

O eslovaco Richard Varga, juntamente com o jovem Sul-Africano Henri Schoeman lideravam o pelotão masculino ao cabo dos 750 metros de natação. Imediatamente atrás deles, surgiam Jonathan e Alistair Brownlee (Grã-Bretanha) e o espanhol Javier Gomez. João Pereira concluiu o primeiro segmento na 23ª posição, 19 segundos mais tarde que os primeiros e com três dos melhores corredores a seu lado: Jan Frodeno, Richard Murray e Mário Mola a seu lado.

Conscientes do perigo que representavam os bons corredores que vinham no grupo de Pereira, os irmãos Brownlee e Javier Gomez impuseram um ritmo vivo no ciclismo que lhes permitiu, apesar do muito trabalho realizado por Pereira, Sven Riederer, Mola, Murray e Frodeno, chegar à segunda transição com cerca de 30 segundos de vantagem sobre aquele grupo perseguidor.

Na corrida final, os três medalhados olímpicos voltaram a mostrar-se mais fortes, adiando a decisão da prova para os últimos 1000 metros. Uma vez ai chegados, Alistair Brownlee percebeu que Gomez seguia com dificuldade o ritmo imposto por Jonathan, acelerou e os dois irmãos chegavam juntos à recta da meta, protagonizando um emocionante sprint final, desta feita favorável ao mais novo dos dois: Jonathan Brownlee.

À semelhança do sucedido na etapa de Madrid do Mundial de Triatlo e do Europeu, mostrou-se um dos melhores corredores do seu grupo e ainda recuperou terreno para a frente, terminando na 14ª posição.  

Periodicidade Diária

domingo, 5 de julho de 2020 – 04:42:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...