15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Mundial de Triatlo: João Silva conquista bronze em Auckland

João Silva conquistou esta madrugada em Auckland, Nova Zelândia, a Medalha de Bronze na 1ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo. O português teve um desempenho irrepreensível. Sempre integrado no grupo da liderança, Silva mostrou-se muito confortável no difícil segmento de ciclismo. No arranque para os decisivos 10Km de corrida tentou acompanhar o ritmo dos espanhóis Mola e Gomez (2º e 1º, respectivamente), mas ao cabo de alguns quilómetros teve de encontrar o seu rítmo e focar-se na luta pelo bronze. Nesse momento iniciou-se uma interessante luta com o experiente francês Laurent Vidal. Silva aguardou pelo momento certo para atacar e relegar Vidal para o quarto lugar.

Sorte distinta teve João Pereira, o segundo português em prova. Pereira foi vítima de uma queda no segmento de ciclismo, numa altura em que seguia com Mário Mola a pouco segundos do grupo da liderança. Da queda resultou um corte numa perna que levou o atleta a ser assistido no hospital.

Como se esperava, Richard Varga (Eslováquia) e a dupla de irmãos russos Vasiliev e Polyansky ocuparam as primeiras posições nos 1500 metros de natação. Com a temperatura da água acima dos 20ºC não foi permitido o uso de fato isotérmico. Ainda assim, as diferenças entre os atletas foram curtas.

No final do segmento, Silva era 10º, a apenas 7 segundos do líder. No encalço do português vinha o Campeão Olímpico de Pequim, Jan Frodeno (Alemanha) e o francês, 5º nos Jogos de Londres, Laurent Vidal. Apenas 9 segundos depois entrava no parque de transição João Pereira, que tinha por companhia o espanhol Mário Mola.

A entrada para os difíceis 40Km de ciclismo foi feita em ritmo forte, o que fez com que se formassem vários pequenos grupos. Nesta fase João Silva mostrava-se muito atento e activo na frente do pelotão: umas vezes respondendo às acelerações dos favoritos (como aconteceu com Javier Gomez e Jan Frodeno), outras impondo ele mesmo dificuldades aos adversários.

Apesar das movimentações na dianteira, o grupo de Mario Mola e João Pereira começava a evidenciar bom entendimento e capacidade para se recolocar na dianteira quando, na passagem pela meta e logo após uma descida acentuada, João Pereira sofreu uma queda a grande velocidade que o lançou contra as barreiras e ditou o seu abandono. Socorrido no local, Pereira foi suturado, deslocando-se mais tarde ao hospital por precaução. Era o fim da prova para o recente vencedor da Taça Pan-Americana de Sarasota, que veria do lado de fora o seu grupo a encostar à cabeça da prova.

Com os principais favoritos novamente juntos na frente assistiu-se a uma segunda metade do ciclismo mais lenta e táctica que a primeira. A decisão da prova ficava assim adiada para a corrida final (10Km).

Logo que se iniciou o segmento de corrida, os espanhóis Mola e Gomez impuseram um ritmo que apenas Tony Dodds (Nova Zelândia) e João Silva arriscavam seguir. No final da primeira das 4 voltas de corrida, Silva sentiu que aquele ritmo poderia vir a penalizá-lo mais à frente e procurou a sua própria velocidade, o que permitiu que Laurent Vidal, vindo de trás, se chegasse a ele. Mais adiante foi Dodds quem descolou da frente e viu Vidal e Silva ultrapassá-lo.

Na frente, Gomez teve a paciência para esperar pelo oitavo quilómetro para colocar à prova a capacidade do seu jovem companheiro de selecção. Mola cedeu e Gomez ficou na frente com mais um triunfo na Nova Zelândia praticamente assegurado. Pouco mais atrás Silva voltava ao ataque e deixava para trás Laurent Vidal.

Com a meta à vista João Silva assegurou-se de que a vantagem era suficiente para celebrar o terceiro pódio da carreira em provas do Campeonato do Mundo Elite (venceu em Yokohama em 2011 e 2012). Para lá da linha de meta estavam já Gomez e Mola a quem Silva se juntou para o primeiro pódio totalmente ibérico de uma prova do Campeonato do Mundo.

Para Silva e Pereira segue-se a etapa de San Diego do Campeonato do Mundo, dentro de duas semanas, e para onde seguem directos. Em Portugal, já hoje, disputa-se a primeira etapa da Taça da Europa de Triatlo Elite de Quarteira.

  
Elite Masculina
1.
ESP
ES
01:55:51
2.
ESP
ES
01:56:03
3.
POR
PT
01:56:22
4.
FRA
FR
01:56:33
5.
GBR
GB
01:56:51
6.
AUS
AU
01:56:55
7.
NZL
NZ
01:57:11
8.
AUS
AU
01:57:13
9.
GER
DE
01:57:17
10.
AUS
AU
01:57:23
 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 14:40:51

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...