15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Mundial de Triatlo: Silva e Pais em San Diego

O berço da modalidade, San Diego, nos Estados Unidos, recebe no próximo fim-de-semana a segunda etapa do Mundial de Triatlo. Depois do terceiro lugar alcançado na etapa inaugural da competição, João Silva viajou directamente de Auckland para San Diego onde tem estado a preparar esta competição. Depois de competir em Quarteira também Bruno Pais viajou para San Diego para ali disputar a competição. Quem já não viajou para San Diego, após a aparatosa queda sofrida na Nova Zelândia, foi João Pereira que regressou a Portugal por forma a recuperar das mazelas sofridas.
 
Depois do resultado alcançado em Auckland, João Silva será o terceiro a atleta a ser chamado para a linha de partida, instalado no areal de Mission Bay, logo atrás dos espanhóis Javier Gomez e Mário Mola. Mas para além destes trio a atenção estará centrada no regresso à competição do Campeão Olímpico Alistair Brownlee, que imediatamente após os Jogos de Londres sentiu alguma dificuldade para gerir a agenda mediática e surgiu no Triatlo de Hy-Vee com uma condição física algo abaixo do que seria de prever. Já este ano, Brownlee participou e venceu com relativa facilidade numa prova de triatlo em Abu Dhabi, com distância muito diferentes do habitual: 1Km de natação, 100km de ciclismo e 10Km de corrida.
 
De resto, a prova de San Diego reune praticamente todo o top10 dos Jogos Olímpicos de Londres 2012: Alistair Brownlee, Javier Gomez, Laurent Vidal, Jan Frodeno, Alexander Bryukhankov, Sven Riederer e João Silva. As grandes ausência são o Medalha de Prata (e Campeão do Mundo) Jonathan Brownlee que tenta recuperar de lesão, o francês David Hauss e o italiano Alessandro Fabian.
 
À semelhança do que aconteceu em 2012, espera-se que a natação seja disputada em ritmos muito fortes, ou não estivesse em prova o eslovaco Richard Varga, os russos Vasiliev e Polyansky e o norte-americano Tommy Zaferes. O segmento de ciclismo da prova não oferece grandes dificuldades mas se os pesos-pesados unirem esforços na frente só mesmo um grupo com ciclistas de grande calibre poderá diminuir diferenças para a frente. Nesse particular os ingredientes para uma emoção estão lançados já queem prova estarão alguns dos melhores ciclistas, casos de Bruno Pais, Ivan Rana, Matt Charbott ou Simon de Cuyper.
 
Em 2012, nem Alistair Brownlee nem Javier Gomez competiram em San Diego, cabendo a Jonathan Brownlee assumir o protagonismo. Este ano, é o duelo anunciado entre Alistair e Gomez que vai atraindo a maior atenção mediática. Da mesma forma se espera que corredores do nível de Mário Mola, João Silva, Sven Riederer e Richard Murray se possam intrometer na luta pelo pódio. Estão pois reunidos os ingredientes para uma luta muito animada e que após a etapa da San Diego virá até Madrid.
 
A prova masculina vai realizar-se pelas 16:00 locais do próximo sábado, ou seja, pelas 00:00 domingo, em Portugal Continental. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 06:45:42

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...