15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Mundial de Triatlo: Silva repete o Bronze e assume liderança do Mundial

João Silva alcançou esta madrugada mais um grande para o Triatlo Nacional, assumiu a liderança do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite. Depois de na etapa inaugural do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite, disputada em Auckland - Nova Zelândia, Silva conquistado a Medalha de Bronze, João Silva viajou na companhia do Director Técnico Nacional, Hugo Ribeiro, directamente para San Diego onde preparou a segunda ronda do mundial que hoje se disputou.
 
Diante de um pelotão de enorme qualidade, onde o único grande ausente foi Jonathan Brownlee (Bronze nos Jogos de Londres), fez uma prova de grande nível. Voltou a ser terceiro classificado, apenas atrás do Campeão Olímpico Alistair Brownlee e do Sul Africano Richard Murray. Atrás do português ficaram Javier Gomez e Mário Mola, que haviam sido primeiro e segundo em Auckland. Desta forma, João Silva assume a liderança do Campeonato do Mundo de Triatlo, um feito nunca alcançado por um atleta português. Em prova esteve também Bruno Pais, que arriscou alinhar à partida apesar de se apresentar doente. Pais ainda cumpriu o segmento de natação integrado num segundo grupo mas no início do segmento de ciclismo viu-se forçado a retirar-se de prova.
 
A terceira ronda do Campeonato do Mundo realiza-se em Yokohama, no Japão, e é, sem dúvida, a prova talismã de João Silva já que ele foi vencedor das duas anteriores edições.
 
Ao contrário do que vem sendo habitual, o eslovaco Richard Varga não era o líder do pelotão ao cabo dos 1500 metros de natação. Nessa posição estava o norte-americano Tommy Zaferes (que João Pereira bateu já este ano num emocionante sprint em Sarasota). Atrás do ex-mariposista Zaferes (que nadou em 16:03!) surgia o Campeão Olímpico, Alistair Brownlee e na terceira posição surgia então Richard Varga. João Silva integrava o pelotão principal, a 47 segundos do líder. Bruno Pais, apesar de doente, nadou em 17:24.
 
Com um segmento de natação tão rápido acabou por se formar na frente um grupo com 9 unidades, do qual não fazia parte nenhum dos portugueses. Estavam sim, os dois principais candidatos ao triunfo, Alistair Brownlee e Javier Gomez. Ao cabo de duas voltas a perseguição aos líderes começava a sortir efeito e paulatinamente o numeroso grupo de João Silva e do Campeão Olímpico Jan Frodeno (Alemanha) ia reduzindo diferença para os 9 da frente. Quem já não participou neste esforço foi Bruno Pais, que se retirou da prova na fase inicial do segmento.
 
Por seu turno, apesar de ter dito à imprensa que estava longe do seu melhor momento, Alistair Brownlee, sentindo a aproximação do grupo de Silva ainda se lançou numa tentativa de fuga a solo, mas pouco depois era absorvido, ficando assim na frente um pelotão com 34 unidades.
 
Logo que se iniciou o segmento de corrida logo Brownlee voltou à carga, imprimindo um ritmo que destruía por completo o grupo de 34 unidades logo no arranque do segmento. Nesta fase, era apenas João Silva quem parecia capaz de oferecer réplica ao Campeão Olímpico. Os espanhóis Gomez e Mola, respectivamente vencedor e segundo classificado na última etapa não conseguiam acompanhar o ritmo do português e Silva começava a acreditar na possibilidade de assumir a liderança da principal competição mundial.
 
Já fase final da primeira volta de corrida Brownlee deixou Silva para trás e o Sul-Africano Richard Murray, vindo de trás, juntou-se ao português. A partir daqui, e como é seu timbre, João Silva fez uma gestão muito inteligente do seu ritmo e garantindo a medalha de bronze, atrás de Brownlee e Murray. Um resultado que o leva à liderança do Campeonato do Mundo.
 
Classificações do Campeonato do Mundo:
 
1.
POR
{country:alpha2}
1370
2.
ESP
{country:alpha2}
1326
3.
ESP
{country:alpha2}
1264
 
 
 
Resultados da etapa de San Diego (USA) das World Triathlon Series:
 
1
GBR
01:47:16
2
RSA
01:47:38
3
POR
01:47:52
4
GER
01:48:14
5
ESP
01:48:18
6
GBR
01:48:22
7
RUS
01:48:28
8
ESP
01:48:38
9
SUI
01:48:47
10
GBR
01:48:54
 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 07:20:39

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...