14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial Longo em Vitória e Olímpicos em Abrantes

O próximo fim-de-semana promete ser um dos mais animados da temporada 2012. Se, por um lado, mais de 80 atletas nacionais disputam em Vitória-Gasteiz o Campeonato do Mundo de Triatlo Longo, por outro, João Silva e Bruno Pais fazem em Abrantes a sua última participação competitiva antes da prova de Triatlo dos Jogos Olímpicos de Londres. Com eles, em prova vão os atletas que procuram participar no Campeonato da Europa de Triatlo Sub23 e Youth, agendado para Setembro, em Águilas (Espanha).

Abrantes na rota dos Olímpicos

Bruno Pais e João Silva (juntamente com João Pereira e Miguel Arraiolos, que com eles colaboraram no estágio de preparação para os Jogos de Londres) regressam a Portugal na próxima sexta-feira. Para trás deixam o Centro de Estágio de Font-Romeu (Pirenéus, França), onde ao longo das últimas 4 semanas procuraram preparar-se da melhor forma para enfrentarem o maior desafio da carreira de um triatleta: participar nos Jogos Olímpicos. Antes da viagem para Londres, estes atletas participam na prova sprint (pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes) integrada no programa do V Triatlo de Abrantes. Serão 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida que funcionarão como o derradeiro momento de preparação para o Triatlo Olímpico de 7 de Agosto, em Hyde Park.

A prova de abrantes inclui dois dias de competição. No sábado (28 de Julho), no Aquapolis, disputa-se a 9ª etapa do Campeonato Nacional Jovem, uma Prova Aberta e ainda também uma etapa do Nacionais de Triatlo dos escalões de Juvenis e Cadetes, uma prova que se reveste de especial importância para os atletas que procuram participar nos Europeus Youth.

No domingo (29 de Julho) disputa-se a referida prova sprint, que será pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes.

Campeonato do Mundo de Triatlo Longo com recorde de participações
 
Duarte Marques, José Estrangeiro, Vanessa Pereira e Pedro Basílio são os atletas cujos nomes constam da convocatória para representar Portugal na categoria Elite e de Paratriatlo. No entanto, com eles na linha de partida vão estar mais de 80 outros portugueses que ali disputam o Mundial de Triatlo Longo na categoria de Age-Groups. Para muitos destes Age-Groupers o mais importante será participar num Mundial e cumprir a distância (4-120-30), ainda assim, são vários os atletas nacionais que partem como candidatos às medalhas nos seus escalões etários.

Na categoria Elite a lista de inscritos inclui os nomes de muitos dos melhores especialistas mundiais de Triatlo de Longa Distância. Chris McCormack (Australiano, duas vezes vencedor no Hawaii), Eneko Llanos (Espanha), James Cunnama (África do Sul), Dirk Bokkel (Luxemburgo) são apenas alguns dos adversários de grande nível que Duarte Marques e José Estrangeiro vão enfrentar. Será uma estreia em Mundiais de Distância Longo para estes dois atletas, dois dos melhores atletas nacionais da sua geração, que agora abraçam a distâncias mais longas.

No sector feminino, a Campeã Nacional de Triatlo Longo, Vanessa Pereira, fará a sua estreia na categoria Elite. Depois de ter conquistado diversas vitórias em provas Ironman no seu escalão, a atleta do Cadaval vai lutar lado-a-lado com algumas das melhores especialistas mundias. Virginia Berasategui (Espanha), Caroline Steffen (Suiça) e Jodie Swallow (Grã-Bretanha) são apenas das atletas de referência com quem Vanessa Pereira vai medir forças.

Pedro Basílio é outro dos atletas convocados para representar Portugal neste Mundial. Basílio vai cumprir a sua quinta participação em Europeus e Mundiais, mas fará aqui a estreia em competições internacionais de Longa Distância.
  

Periodicidade Diária

sábado, 11 de julho de 2020 – 04:47:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...