15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Miguel Arraiolos em 11.º na Taça do Mundo de Huatulco

Disputou-se hoje em Huatulco, no México, mais uma etapa da Taça do Mundo de Triatlo, que contou com a participação dos atletas nacionais Bruno Pais, Hugo Ventura e Miguel Arraiolos.
A melhor classificação nacional foi alcançada por Miguel Arraiolos, que concluiu os 1500m de natação, os 40km de ciclismo e os 10km de corrida em 02:03:12, tempo que lhe valeu o 11.º posto.
 
Hugo Ventura com 02:08:35 terminou em 18.º e Bruno Pais, que em 2011 alcançou o pódio da competição, acabou por abandonar a prova durante o segmento de ciclismo.
 
Na 6.ª edição da Taça do Mundo de Huatulco o calor e a humidade fizeram-se sentir com a intensidade habitual e voltaram a dificultar a vida aos 35 atletas que competiram no evento. Com a temperatura a rondar os 30°, uma humidade acima dos 60% e um dos segmentos de ciclismo mais exigentes do circuito mundial da Taça do Mundo, foram muitos os que acabariam por não completar a distância, entre os quais Bruno Pais, que fez parte do lote de 10 atletas que não chegaria a cruzar a linha de meta.

Logo após a partida, na praia de Santa Cruz, o francês Aurélien Raphael, bem conhecido dos portugueses pela sua vitória na Taça do Europa de Quarteira de 2012 e pelo 2.º lugar deste ano, viria a alcançar a liderança da prova, emergindo da água na 1.ª posição. Entre os atletas nacionais, Hugo Ventura foi o mais rápido à saída da natação, mas com Miguel Arraiolos a apenas 4 segundos.
 
Capitalizando a sua vantagem inicial Aurélien Raphael cedo se isolou no segmento de ciclismo, procurando sempre dilatar a vantagem para um pelotão perseguidor com cerca de 22 atletas, tendo chegado a rolar com mais de 30 segundos de vantagem sobre os seus adversários. Entre eles os portugueses Hugo Ventura e Miguel Arraiolos. Ventura chegaria mesmo a liderar o grupo perseguidor, numa tentativa de reduzir a desvantagem para o líder. No entanto, os esforços do pelotão não impediram o Francês de ser o primeiro atleta a iniciar a corrida, mas à semelhança do que já tinha acontecido em 2012, o esforço da fuga acabaria por ter um impacto determinante na prestação de Aurélien Raphael que desde o início da corrida começou a dar mostras de algum desgaste.

Nos 10km finais um trio composto por Artem Parienko (RUS), Luciano Taccone (ARG) e Luca Facchinetti (ITA), que se conseguiu isolar ao pelotão durante o ciclismo, encetou a perseguição ao líder.

Na corrida, o russo Artem Parienko viria a revelar-se o mais forte, acabando por triunfar ao cabo de 02:03:12. Na 2.ª posição terminou o argentino Luciano Taccone e a completar o pódio, depois de uma excelente corrida final, ficou o mexicano Irving Perez.

Miguel Arraiolos e Hugo Ventura saíram praticamente em simultâneo para a corrida, mas Arraiolos viria a ser o mais forte concluindo a sua prova em 11.º a 0:02:51 do vencedor.
 
A prestação dos atletas nacionais permitiu-lhes acumular, respectivamente, 238 e 140 pontos ITU, que serão certamente importantes no acesso às provas do Campeonato do Mundo.
 
Pamella Oliveira vence prova feminina da Taça do Mundo de Huatulco

A olímpica brasileira Pamella Oliveira, que efetua grande parte da sua preparação em Portugal e que nas competições nacionais representa o “Águias” de Alpiarça, saiu vitoriosa da competição feminina, tendo terminado a sua prova em 02:16:10

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 8 de março de 2021 – 19:24:25

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...