18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mais de um milhar de duatletas no Duatlo das Lezírias

Após o sucesso participativo registado no Duatlo do Jamor, no próximo fim-de-semana voltam a ser mais de 1000 os atletas que participam no Duatlo das Lezírias. Na sua 16ª edição, o Duatlo das Lezírias é um dos mais emblemáticos eventos da modalidade, tendo-se igualmente tornado numa homenagem anual a José Luís de Matos.

A prova é uma organização Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e do Alhandra Sporting Clube, com o apoio da FTP, compreendendo a disputa da primeira etapa o Campeonato Nacional Jovem, uma Prova aberta (no Sábado) e a 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra (no domingo). Será precisamente nesta última que uma parte significativa dos atletas integrados nos projectos de alto rendimento da FTP iniciam a temporada 2012.

No final da manhã do próximo sábado o Cais do Cabo, em Vila Franca de Xira, começa a receber a animação própria dos atletas. O Secretariado estará a aberto a partir das 12.00 e poucos minutos depois inicia-se o procedimento de check-in (colocação do material no Parque de Transição).

Às 13.30 será dado o tiro de partida para a Prova Jovem. Recorde-se que em 2011 foi o Clube de Triatlo de Almada quem venceu o Campeonato Nacional Jovem, seguido pelo Clube de Natação de Torres Novas e Alhandra Sporting Clube. Nas Lezírias regressa a animação e entusiasmo próprio destas competições. Os primeiros a competir serão os Benjamis, seguidos de Infantis, Iniciados e finalmente, pelos Juvenis. No total serão mais de 300 os jovens participantes.

Pelas 16.15 inicia-se a Prova Aberta. Idealizada a pensar nos mais jovens e nos que dão os primeiros passos na modalidade, a prova será composta de 2000m de corrida, seguidos de 8.7km de BTT e, finalmente, 1000m de corrida. Nesta prova estarão presentes um pouco mais de 100 atletas.

No dia seguinte (domingo), o Secretariado e Parque de Transição estarão abertos logo pelas 9 horas, por forma a permitir o check-in atempado dos mais 600 participantes previstos para a segunda etapa da Taça de Portugal PORterra. A partida para esta prova será dada às 10.30.

Os favoritos

No Duatlo do Jamor assistiu-se já a boas prestações por parte de alguns dos melhores atletas nacionais. Contudo, nas Lezírias, a luta promete ser ainda mais animada e, de certa forma, propícia aos melhores corredores. Desta feita, atendendo aos inscritos no site da FTP, Bruno Pais não estará na linha de partida para defender o título alcançado em 2011. Entre os principais candidatos ao triunfo masculino há a incluir o atleta da casa João Pereira (Alhandra Sporting Clube). Com ele, na luta pela vitória, estarão certamente Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça), Hugo Alves (Clube Triatlo do Fundão), Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça), Hugo Ventura (Clube dos Galitos), João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), José Estrangeiro (AAC) e Marco Sousa (Externo Cooperativo da Benedita).

No sector feminino, há a destacar a presença de Anaís Moniz (SL Benfica) que ali inicia a sua temporada. Com ela na luta pela vitória espera-se que estejam Patrícia Serafim (Garmin Olímpico de Oeiras) que na época passada foi segunda atrás de Isabel Caetano. Nesta luta deverão também intrometer-se Katarina Larsson (Sporting CP), Bárbara Clemente (Garmin Olímpico de Oeiras), Irina Coelho (Louletano), Cristiana Valente (Clube dos Galitos) e ainda as jovens Luísa Condeço (ao serviço dos "Águias" de Alpiarça e que venceu no Jamor), Melanie Santos (Alhandra SC), Liliana Alexandre (Alhandra SC) e Sara Tenrinho (CD "Águias" de Alpiarça).

Em termos colectivos, Águias de Alpiarça (no sector feminino) e Garmin Olímpico de Oeiras (no masculino) alinham nas Lezírias como líderes da Taça PORterra.  
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:01:38

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...