15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Mais de um milhar no Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís de Matos

Após o sucesso participativo registado no Duatlo do Jamor, no próximo fim-de-semana voltam a ser mais de 1000 os atletas que participam no Duatlo das Lezírias. Na sua 17ª edição, o Duatlo das Lezírias é um dos mais emblemáticos eventos da modalidade, tendo-se igualmente tornado numa homenagem anual a José Luís de Matos.
 
 A prova é uma organização Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e do Alhandra Sporting Clube, com o apoio da FTP, compreendendo a disputa da primeira etapa o Campeonato Nacional Jovem, uma Prova aberta (no Sábado) e a 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra (no domingo).
 
 No final da manhã de sábado o Cais do Cabo, em Vila Franca de Xira, começa a receber a animação própria das provas jovens. O Secretariado estará a aberto a partir das 12.00 e poucos minutos depois inicia-se o procedimento de check-in (colocação do material no Parque de Transição).
 
 Às 13.30 será dado o tiro de partida para a Prova Jovem. Recorde-se que em 2012 foi o Núcleo Sportinguista da Golegã saiu vencedor ao cabo das 9 etapas que compuseram o Campeonato Nacional Jovem. Nas posições seguintes ficaram o Clube de Natação de Torres Novas e Alhandra Sporting Clube. Nas Lezírias os primeiros a competir serão os Benjamis, seguidos de Infantis, Iniciados e finalmente, pelos Juvenis. No total serão praticamente 400 os jovens participantes.
 
 Pelas 16.15 inicia-se a Prova Aberta. Ideal para quem dá os primeiros passos na modalidade, a prova será composta de 2000m de corrida, seguidos de 8.7km de BTT e, finalmente, 1000m de corrida. Nesta prova estarão presentes um pouco mais de 100 atletas.
 
 No dia seguinte (domingo), o Secretariado e Parque de Transição estarão abertos logo pelas 9 horas, por forma a permitir o check-in atempado dos 500 participantes previstos para a segunda etapa da Taça de Portugal PORterra. A partida para esta prova será dada às 10.30.
 
 Os favoritos
 
 No Duatlo do Jamor - Sport Life tivemos a oportunidade de assistir a excelentes prestações por parte de alguns dos melhores atletas nacionais. Nas Lezírias, a luta promete continuar animada e, de certa forma, propícia aos melhores corredores. Desta feita, o role de candidatos ao triunfo é um misto de muita experiência desportiva e de talentosa juventude, pelo que a prova deverá ser bem interessante de acompanhar. Neste grupo de candidatos incluem-se o triatleta olímpico Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça), o ex-campeão da Europa de Duatlo Sub23 Miguel Arraiolos (Sport Lisboa e Benfica), os jovens João Ferreira (Sporting CP) e Ricardo Calado (CD "Águias" de Alpiarça) e os mais experientes Tiago Teixeira (Clube dos Galitos), Luís Almeida, Custódio António, Octávio Vicente (os três do Garmin Olímpico de Oeiras) e Daniel Martins (A. M. C. R. Fonte Grada).
 
 Em termos colectivos, o Garmin Olímpico de Oeiras procurará certamente tirar partido de algumas ausências nas equipas adversárias para estender a liderança provisória que alcançou no Duatlo do Jamor - Sport Life. Entre os principais adversários incluem-se as formações dos "Águias" de Alpiarça, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Alhandra Sporting Clube.
 
 Taça PORterra - classificação colectiva masculina após etapa 1
 
 1.Garmin Olímpico de Oeiras - 210 pontos
 
 2.Sporting Clube de Portugal - 190 pontos
 
 3.Sport Lisboa e Benfica - 180 pontos
 
 No sector feminino, a vencedora da edição 2012, Luísa Condeço parte como natural candidata à vitoria. A atleta dos "Águias" lidera a poderosa formação feminina de Alpiarça, onde se incluem Andreia Ferrum e Sara Tenrinho e que irão certamente tentar dilatar a vantagem que possuem na classificção colectiva da Taça PORterra. Entre as favoritas aos lugares da frente voltam a incluir-se Rita Maria Lopes (Amiciclo), Ana Sofia Henriques e Bárbara Clemente (ambas do Garmin Olímpico de Oeiras) e Irina Coelho (Bike Clube de S. Brás). Em termos colectivo, espera-se assistir a uma luta muito interessante "Águias" de Alpiarça, Garmin Olímpico de Oeiras, Núcleo Sportinguista da Golegã, Alhandra Sporting Clube e Sporting Clube de Portugal .
 
 Classificação Feminina
 
 1.CD "Águias" de Alpiarça - 210 pontos
 
 2.Garmin Olímpico de Oeiras - 190 pontos
 
 3.Núcleo Sportinguista da Golegã - 180 pontos
  
   

Periodicidade Diária

sábado, 27 de fevereiro de 2021 – 07:14:57

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...