15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Luísa Condeço 8ª num Europeu Júnior marcado pelas quedas

Várias quedas e calor intenso marcaram o arranque dos Campeonatos da Europa de Triatlo Femininos, que ao longos dos próximos dias se disputam em Alanya, na Túrquia. Esta manhã, competiram as atletas juniores femininas, com a presença de quatro representantes nacionais.
 
Depois de um bom segmento de natação, Ana Ramos foi uma das atletas que se viu envolvida nas várias quedas que se registaram. No mesmo episódio se viram envolvidas Luísa Condeço e Melanie Santos, que ficaram "cortadas" e impedidas de lutar pela vitória com um grupo de 5 unidades que após a queda se formou na liderança. Apesar de todos os percalços os resultados foram os seguintes: Luísa Condeço 8ª, Melanie Santos 21ª, Ana Ramos 26ª e Andreia Ferrum 42ª.
 
Foram 58 as atletas que alinharam à partida para o Campeonato da Europa de Triatlo Feminino do escalão júnior. Entre elas as quatro representantes nacionais: Ana Ramos, Andreia Ferrum, Luísa Condeço e Melanie Santos.
 
Após os 750 metros de natação era a atleta russa Anastasia Gorbunova quem surgia na frente do pelotão, seguida de perto por Laura Lindemann (Alemanha) e Maya Kingma (Holanda). Apenas 8 segundos depois surgiam Ana Ramos e Luísa Condeço, uma prestação que lhes permitiu integrar o primeiro grupo, composto por 13 unidades. Logo depois (17 segundos) surgiam Andreia Ferrum e Luísa Condeço, que integraram o Segundo grupo.
 
Luísa Condeço rapidamente se começou a chegar à frente e, ao cabo da segunda volta, os dois primeiros grupos fundiram-se e Portugal passava a ter na frente Luísa Condeço, Melanie Santos e Ana Ramos.
À terceira volta deu-se a queda que mais afetou as ambições nacionais: Ana Ramos caiu e viu-se arredada da luta por um lugar destaque e tanto Melanie Santos, como Luísa Condeço ficaram detidas na queda, vendo ir embora um grupo com a irlandesa Emma Sharkey, a britância Taylor-Brown e a alemã Lindemann. Este restrito grupo acabou por ganhar uma vantagem que seria decisiva.
 
Desta forma, e após dois meses afastada por lesão, Georgia Taylor-Brown viu-se em posição previligiada para revalidar o seu título europeu. O segundo lugar ficou entregue à alemã Lindemann, que se esteou em Europeus de Triatlo Júnior.
 
Com a irlandesa Sharkey de for a, vítima do calor intenso que se fazia sentir, a luta pelo terceiro lugar foi animada, acabando por ser a italiana Angelica Olma a ficar com o Bronze.
 
Afastadas da luta pelo pódio as atletas portugueses não baixaram os braços e procuraram minimizar os danos: Luísa Condeço fez a melhor corrida das portuguesas e foi 8ª. Seguiram-se Melanie Santos na 21ª posição e a combativa Ana Ramos na 28ª. Por seu turno, debilitada por uma lesão que a impediu de correr ao melhor nível, Andreia Ferrum classificou-se na 42ª posição. 

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 13:20:55

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...