15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Luísa Condeço e Miguel Arraiolos vencem nas Lezírias

Luísa Condeço, dos “Águias“ de Alpiarça e Miguel Arraiolos venceram esta manhã a 2ª Etapa da Taça de Portugal PORterra, prova integrada no programa do 17º Duatlo das Lezírias – Troféu José Luís de Matos que ao longo deste fim-de-semana levou mais de 1000 atletas à Companhia das Lezírias para praticar Duatlo.
 
Hoje, e no lado feminino, Luísa Condeço (CD "Águias" de Alpiarça) começou a distanciar-se das suas concorrentes logo no segmento de corrida inicial e conseguiu repetir o triunfo que havia conseguido em 2012. Já no lado masculino, o vencedor só foi conhecido num emocionante sprint final protagonizado por Miguel Arraiolos (SL Benfica) e Ricardo Gouveia (Ludens Clube Machico / Ourinveste Talento Gótico).

A prova masculina

Na competição masculina, a prova arrancou numa toada algo táctica, com os principais candidatos ao triunfo a optarem por se resguardar do forte vento que já se começava a fazer sentir. Desta forma só após a primeira metada do segmento inicial (com uma extensão de 6.000m) é que Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça) e João Ferreira (SC Portugal) foram para a frente e fizeram aumentar o andamento. A reacção dos concorrentes fez-se sentir e ao parque de transição chegava já um grupo reduzido de atletas onde se incluíam aqueles dois e Miguel Arraiolos, Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça), Ricardo Gouveia e o júnior Ricardo Calado (CD "Águias" de Alpiarça).

Este grupo foi demonstrando bom entendimento e rolava em ritmo vivo, capaz de manter à distância os grupos dos ciclistas mais fortes como era o caso de Daniel Martins (AMCR Fonte Grada), Tiago Teixeira (Clube dos Galitos) e Octávio Vicente (Garmin Olímpico de Oeiras) que iam unindo esforços para tentar diminuir a diferença para a liderança.

Depois de na primeira volta de BTT o grupo da dianteira ter perdido Vasco Pessoa (foi depois absorvido pelo grupo perseguidor), na segunda volta perdeu também Duarte Marques que chegou à segunda transição a tempo de ver o seu jovem colega de equipa, Ricardo Calado, partir muito forte e "assustar" os mais experientes Ricardo Gouveia e Miguel Arraiolos.

Com o passar do metros do segundo (e último) segmento de corrida, Ricardo Gouveia foi-se chegando à frente e apenas Miguel Arrraiolos lhe resistia. O atleta Madeirense entrou mesmo nos últimos 30 metros com ligeira vantagem sobre o Benfiquista mas no último metro este ganhou uma ligeiríssima vantagem e averbou a primeira vitória da temporada. O júnior Ricardo Calado mostrou boa forma e completou o pódio absoluto.

Em termos colectivos o "Águias de Alpiarça" venceu, na segunda posição ficou o Garmin Olímpico de Oeiras e o Sporting Clube de Portugal foi terceiro. Resultados que permitem ao Garmin Olímpico de Oeiras manter a liderança na competição, seguidos dos "Águias" que sobem de quartos para segundos.

Classificação Taça PORterra após o Duatlo das Lezírias:

1 - Garmin Olímpico de Oeiras (210 + 190) = 400 pontos

2 - Águias (170 + 210) = 380 pontos

3 - Sporting (190 + 180) = 370 pontos

4 - Galitos (160 + 170) = 330 pontos

5 - Amiciclo (130 + 140) = 270 pontos

A prova feminina

No sector feminino assistiu-se a uma prova igualmente bem disputada. Depois de no ano passado ter conseguido duas medalhas em duas etapas da Taça da Europa de Triatlo Júnior, Luísa Condeço mostrou hoje estar a preparar mais uma boa temporada. A atleta de Alpiarça destacou-se na primeira corrida, deixando para trás si Rita Maria Lopes (Amiciclo) e Irina Coelho (Bike Clube S. Brás).

O segmento de BTT a atleta do Águias conseguiu abrigar-se da melhor forma do vento e dilatar a sua vantagem sobre Rita Maria Lopes, que ia sentido a pressão de Irina Coelho, que seguia escassos segundos atrás dela. Ao contrário do que aconteceu na provas masculina, a jovem Luísa Condeço pode gerir da melhor forma a segunda corrida e celebrar a sua primeira vitória da temporada 2013.

Colectivamente, os Águias de Alpiarça voltaram a vencer, aumentando a sua vantagem na clasificação colectiva da Taça PORterra. Na segunda posição classificou-se Garmin Olímpico de Oeiras e, na terceira posição, ficou o Núcleo Sportinguista da Golegã.

A classificação da Taça PORterra após esta segunda etapa ficou assim arrumada:

1 - CD "Águias" de Alpiarça (210 + 210) = 420 pontos

2 - Garmin Olímpico de Oeiras (190 + 190) = 380 pontos

3 - Núcleo Sportinguista da Golegã (180 + 180) = 360 pontos

Sábado

O primeiro dia de competições deste Duatlo das Lezírias foi reservado aos atletas mais jovens e à disputa de uma Prova Aberta. Como sempre acontece nas provas jovens a animação dos jovens e seus acompanhantes é contagiante e resulta numa grande festa.

Nestas provas, as classificações resultam não apenas da qualidade dos resultados desportivos mas também da quantidade de atletas de cada clube. No final, o Clube de Natação de Torres Novas, com 2640 pontos, foi o clube vencedor. Nos lugares seguintes classificaram-se o Alhandra Sporting Clube e Triatlo "os Belenenses".

O primeiro dia do evento terminou finalmente com a disputa de uma Prova Aberta na qual Ana Alcaçarenho (NS Golegã) e António Ervideira (AMCR Fonte Grada) se sagraram vencedores.

Esta 17ª edição do Duatlo das Lezírias foi uma organização do Município de Vila Franca de Xira e Alhandra Sporting Clube, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
  

Periodicidade Diária

sábado, 27 de fevereiro de 2021 – 18:30:38

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...