15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Madeira recebe Nacional de Triatlo Longo

A Costa Norte da ilha da Madeira recebe no próximo domingo a primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo. Disputada na chamada distância de Half Ironman a prova vai reunir um pelotão de grande qualidade, tanto no sector masculino, como feminino. Do programa do fim-de-semana faz ainda parte a disputa da 5ª etapa do Campeonato Nacional Jovem.
 
O tiro de partida para o arranque da prova será dado pelas 07:00 de domingo no Porto do Porto Moniz onde o pelotão cumprirá 1900 metros de natação. Segue-se um percurso de ciclismo, com uma extensão de 90Km, marcados pela beleza da Costa da Laurissilva mas também pela selectividade do percurso. Este segmento começa em Porto Moniz, passa depois em São Vicente, onde se situa o primeiro ponto de retorno. Dali os atletas regressam a Porto Moniz, entrando de seguida na Via Expresso em direção a São Vicente e Faial. Numa fase mais adiantada do percurso os atletas passarão ainda por Ponta Delgada, Boaventura, Arco de São Jorge, São Jorge, Santana. O percurso de ciclismo termina junto à zona balnear do Faial. Cumprida a segunda transição inicia-se o derradeiro segmento da competição, composto por 21Km de corrida.
 
Tratando-se de uma prova que é, em simultâneo, pontuável para o Campeonato Nacional Individual e de Clubes de Triatlo Longo são muitos os atletas de nomeada que se deslocam à Madeira para ali somar uma boa pontuação. Também a nível regional é evidente a trajectória de desenvolvimento que o Triatlo vem trilhando. Numa prova com este grau de exigência serão mais de duas dezenas de atletas Madeirenses inscritos na prova. Entre eles, o destaque vai para o Campeão Regional de Triatlo Longo Carlos Nóbrega (Ludens de Machico/Ourinvest Talento Gótico), bem como para Paulo Margarido (Clube Aventura da Madeira), Roberto Lúcio (CD Escola de Santana) e Duarte Martins (GD Corticeiras).
 
Do continente viajará o mais experiente dos atletas nacionais em provas de longa distância, Sérgio Marques (Charity Multisport) que no seu currículo tem inscritas seis participações no mítico Ironman do Hawaii, numa das quais fazendo o melhor parcial de corrida do dia. Entre os favoritos ao triunfo também se destaca Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça). Caracterizado por ser um dos mais fortes nadadores do pelotão nacional, já com alguma experiência na longa distância, Pessoa está claramente a travessar um bom momento de forma no que à corrida diz respeito: venceu em Rio Maior e registou um parcial de bom nível na Taça da Europa de Quarteira. Entre os demais candidatos ao triunfo incluem-se os nomes de Custódio António (Garmin Olímpico de Oeiras), Diogo Rosa (Sporting CP) e Sérgio Dias (Núcleo Sportinguista Golegã). Em termos colectivos o Garmin Olímpico de Oeiras, Sporting Clube de Portugal e Núcleo Sportinguista da Golegã são apenas alguns dos clubes que apresentam um plantel capaz de se intrometer na luta colectiva.
 
O pelotão feminino é liderado por Vanessa Pereira. A atleta, que no passado se classificou na 14ª posição do Campeonato do Mundo de Distância Longa é uma das mais experientes do pelotão. Entre as demais candidatas às primeiras posições incluem-se Cecília Shinn (Garmin Olímpico de Oeiras) e Patrícia Leite (Clube Triatlo Perosinho).
 
O programa deste fim-de-semana inclui ainda a disputa da 5ªetapa do Campeonato Nacional de Clubes Jovens. Uma competição que, ao cabo das etapas de Vila Franca de Xira, Grândola, Fátima e Amora é liderada pelo Clube de Natação de Torres Novas (820 pontos), seguido do Alhanda Sporting Clube (780 pontos) e Teleperformance - "Os Belenenses" (710). 

Periodicidade Diária

sábado, 27 de fevereiro de 2021 – 06:03:23

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...