15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Lisboa International Triathlon 2013: Vanessa Pereira dá a Portugal a primeira vitória feminina em 8 edições

A triatleta de 24 anos venceu ontem a classificação geral feminina da 8ª edição do Lisboa International Triathlon, com o tempo 04:30:59, à frente da inglesa Lucie Cunstance, do grupo de idades 30-34 e da elite espanhola Arrate Gonzalez. Pela primeira vez desde 2006, uma atleta portuguesa chega ao final do triatlo longo na primeira posição do pódio.
 
Ao cortar a meta, Vanessa Pereira mostrou-se “(…) muito contente por ter dado esta vitória a Portugal. Andei na frente quase sempre sozinha mas foi quando pus os pés no chão e iniciei a corrida é que percebi que podia ganhar. É um excelente início de temporada, que me dá muita motivação para o campeonato do mundo daqui a um mês, em Yokohama.  
 
Na elite masculina, foi a vez do belga Denins Devriedent brilhar e repetir o Ouro de 2010, feito também inédito na história do maior evento de triatlo longo de Portugal. José Estrangeiro, o vencedor do ano passado, terminou na 2ª posição com 03:56:06 seguido de muito perto por Sérgio Marques com, que fechou o pódio com a 3ª posição, apenas a 3 segundos do segundo classificado. O tratamento a uma amigdalite no início do ano deixou Estrangeiro sem treinar durante 2 meses, ficando com apenas 3 semanas de preparação para a prova. Segundo o triatleta “foi difícil, na natação e ciclismo estive bem, sempre à frente, mas perdi terreno na corrida.”
 
Bruno Pais, o triatleta olímpico do Sport Lisboa e Benfica, venceu a "Lisboa Olympic Plus - Battle of the Sexes, a distância curta para homens e mulheres com 950 m a nadar, 45 km de bicicleta e 10.5 km a correr. Apesar das senhoras partirem com 12 minutos de vantagem, Bruno Pais conseguiu ultrapassar a inglesa Jenny Lathan, primeira mulher a cortar a meta e a ocupar a 2ª posição no pódio misto, seguida pelo também inglês Ross MacDonald.
 
O último participante a atravessar a linha de chegada foi o americano Jeff Newlin, com o tempo 07:07:30, recebido com entusiasmo pelo público que durante todo o dia preencheu o Rossio dos Olivais. Fernando Feijão, Presidente da Federação Portuguesa de Triatlo congratulou a organização pela capacidade de mobilização de atletas e público e demonstrou “(…)uma enorme alegria pelos resultados e talento dos portugueses. O triatlo em Portugal está a crescer e fazem falta iniciativas como esta para o mostrar”.
 
Em 2013 foram 700 participantes de 30 países, reunidos no Parque das Nações com a co-organização da S4a Events, do Clube Oriental de Lisboa e da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de Loures.
 
A 9ª edição do Triatlo Internacional de Lisboa, a acontecer em 2014 no mesmo local, já abriu as inscrições e de acordo com o organizador Paulo Passos Leite, da S4a Events, prevê-se que o número de participações continue a crescer.
 

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 14:21:50

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...