14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

José Estrangeiro e Alisson Rowatt vencem Lisboa International Triathlon

Disputou-se ontem no Parque das Nações, em Lisboa, mais uma edição do Lisboa International Triathlon. A prova foi disputada na chamada distância Half-Ironman, compreendendo 1900 metros de natação, 90Km de ciclismo e 21Km de corrida. Tanto no sector masculino, como no feminino, a prova conheceu vários líderes e só no segmento final ficou decidida.

No masculinos, os portugueses dominaram e ocuparam os três lugares de pódio: José Estrangeiro (AAC) venceu, Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça) foi segundo e Pedro Gomes (Garmin Olímpico Oeiras) terceiro. Já no sector feminino a melhor portuguesa foi Vanessa Pereira (Charity Multisport), tendo terminando na 4ª posição. O pódio feminino ficou composto por Alisson Rowatt (GBR), Aoif Linch (IRL) e Natalie Barnard (GBR).

No final dos 1900 metros de natação que compunham o primeiro segmento era Vasco Pessoa quem surgia, destacado, na frente do pelotão. Atrás dele, com mais de um minuto de diferença estava um primeiro grupo perseguidor. Nesse grupo estavam integrados Pedro Gomes, José Estrangeiro e ainda a primeira atleta feminina, Natalie Barnard (Grã-Bretanha).

Logo que se iniciou o segmento de ciclismo, Pedro Gomes jogou as suas cartas: impôs um ritmo forte e anulou a vantagem de Vasco Pessoa e assumiu a liderança da prova. Atrás dele ficavam, para além de Vasco Pessoa, o atleta das Ilhas Faroé Gudmundur Joensen, o espanhol José Manuel Ortega e José Estrangeiro. Ao cabo dos 90km de ciclismo as diferenças entre os 5 primeiros (diferença entre Gomes e Estrangeiro) era de apenas 3 minutos e 20 segundos e tudo poderia ainda acontecer na corrida final.

No lado feminino, Natalie Barnard acabou por ceder algum terreno no ciclismo para a também britânica Allison Rowatt consumando-se assim a alteração de líder. Quem cumpriu um segmento de ciclismo de bom nível foi a portuguesa Vanessa Pereira que chegou à segunda transição na terceira posição, a 6:36 de Rowatt e a 2:28 de Barnard. Atrás da portuguesa, surgia finalmente a irlandesa Aoife Linche.

José Estrangeiro foi o grande protagonista da corrida final. Logo que iniciou o segmento mostrou que estava em boa forma e rapidamente foi reduzindo a diferença para os 4 atletas à sua frente de tal forma que, à entrada, para a quarta volta seguia já isolado a caminho de mais uma vitória. Depois de ultrapassado por José Estrangeiro e já na fase final da prova, Pedro Gomes quebrou e disso soube tirar partido Vasco Pessoa que o ultrapassou, terminando na 2ª posição e assumindo-se como um especialista em provas de longa distância.

No lado feminino, o segmento de corrida permitiu à líder aumentar a vantagem sobre as sua perseguidores, tendo corrido os 21km em 1h:27, cerca de 7 minutos mais rápido que a irlandesa Aoife Linch, que ainda assim conseguiu ultrapassar Vanessa Pereira (4ª) e Natalie Barnard (3ª) e terminar na 2ª posição.
  

Periodicidade Diária

terça-feira, 14 de julho de 2020 – 06:49:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...