José Estrangeiro e Vanessa Pereira vencem I Triatlo Longo de V. R. Sto António

Monte Gordo (Vila Real de Santo António) recebeu ontem o primeiro Triatlo de Longa Distância da temporada 2012. O desafio foi composto de 1900 metros de natação, 90km de ciclismo e 21km no segmento de corrida. Entre os 170 participantes, dos quais muitos atletas espanhóis, foram José Estrangeiro (AAC) e Vanessa Pereira (Charity Multisport Racing) quem levou a melhor sobre a concorrência.

Colectivamente, o Garmin Olímpico de Oeiras sai do Algarve como vencedor colectivo tanto em masculinos, como em femininos.

O dia apresentou-se com óptimas condições para a prática desportiva. Pelas 08 da manhã, na praia de Monte Gordo, foi dado o tiro de partida para o primeiro Triatlo Longo da época 2012, uma prova integrada no Campeonato Nacional de Clubes (3ª etapa).
Logo desde o início do segmento de natação Vasco Pessoa (CD “Águias” de Alpiarça) colocou-se na frente e foi ganhando vantagem para os perseguidores. Ao cabo dos 1900 metros essa vantagem era de 40 segundos sobre José Estrangeiro (AAC) e de 1m:15s sobre Paulo Adão Coelho (CT Perosinho) e Pedro Gomes (Garmin Olímpico de Oeiras).

Logo que se iniciou o segmento de ciclismo (90Km) José Estrangeiro foi-se reaproximando de Vasco Pessoa para o ultrapassar e assumir a liderança. Pouco depois era também Pedro Gomes a ultrapassar Vasco Pessoa. Durante a maior parte do segmento de ciclismo a diferença entre Estrangeiro e Gomes manteve-se estável. Contudo, já no final do segmento Pedro Gomes acelerou e anulou a vantagem do líder. Assim, à segunda transição, chegavam Pedro Gomes e José Estrangeiro juntos. Mais atrás assistia-se ainda a boas recuperações por parte de Márcio Neves (Peniche AC), que era o terceiro atleta a chegar à segunda transição, e de Diogo Rosa que chegou ainda a ultrapassar Vasco Pessoa.

José Estrangeiro arrancou muito forte para os 21km de corrida finais, construindo uma vantagem confortável para Pedro Gomes. Até ao final não se registaram mais alterações nas três primeiras posições: José Estrangeiro venceu a sua primeira prova de Triatlo de Longa Distância, deixando Pedro Gomes e Márcio Neves na segunda e terceira posição, respectivamente. O top 5 ficaria completo com Vasco Pessoa e Miguel Ganchinho (CT Almada).

Na competição feminina Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras) foi a primeira atleta a cumprir os 1900 metros de natação. 30 segundos surgia Maria João Madeira (Clube de Triatlo de Almada) e logo depois era Vanessa Pereira (Charity Multisport Racing) a terminar o primeiro segmento.

Assim que se iniciou o ciclismo a Campeã Nacional de Triatlo Longo, Vanessa Pereira, colocou o seu ritmo e rapidamente ganhou vantagem para todas as adversárias. Também, com um bom segmento de ciclismo, Cecília Shinn (Garmin Olímpico de Oeiras) foi ganhando posições chegando à segunda transição já na segunda posição. Atrás dela, surgiam Maria João Madeira, Filomena Gomes (Garmin Olímpico de Oeiras) e Ana Teresa Machado.

No segmento de corrida final, Vanessa Pereira voltou a aumentar a vantagem para a segunda classificada, que seria Cecília Shinn. Na terceira posição terminava Ana Teresa Machado que, com o melhor parcial na corrida final, voltava a subir na tabela de classificação. O top5 da prova ficou completo com Maria João Madeira e Elisabete Sousa (Louletano).

Colectivamente o Garmin Olímpico de Oeiras venceu no sector feminino e assume a liderança no nacional de clubes. Nos masculinos o pódio colectivo foi ocupado por Garmin Olímpico de Oeiras, Peniche Amigos Clube e Clube de Triatlo de Almada. Tal como nos femininos, o resultado de ontem permite ao Olímpico de Oeiras subir ao primeiro lugar do Nacional de Clubes.
   

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...