14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jogos Olímpicos de Londres: falta menos de um ano

Faltam já menos de 365 dias para a disputa das provas de Triatlo dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e na capital britânica tudo vai ficando a postos para receber a competição. Este fim-de-semana, exactamente no mesmo do percurso dos Jogos Olímpicos realiza-se o Evento de Teste, a última oportunidade para testar o circuito antes da competição do próximo ano.

 João Silva, Bruno Pais e João Pereira são os atletas nacionais que no próximo domingo farão parte da já considerada melhor starlist de sempre.

A equipa nacional viajou para Londres tendo assistido ao briefing técnico e feito um primeiro treino de corrida no percurso de corrida da prova, integralmente desenhado em Hyde Park, bem no centro de Londres. O percurso da prova é rápido e não oferece dificuldades de relevo aos atletas, pese embora as ligeiras ondulações do terreno possam ser propícias a algumas quebras de ritmo durante a prova. Na prova, os atletas farão 4 voltas (de 2500 metros cada) em torno do lago Serpentine.

Ontem pela manhã os três elementos nacionais que participam nesta 5ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo fizeram um treino de percurso de ciclismo que este ano foi alterado (em relação às edições 2009 e 2010 da prova) para assumir o formato que terá na prova dos Jogos Olímpicos do próximo ano. Este novo percurso leva os atletas desde Hyde Park (onde se disputa o segmento de natação e corrida) até Buckingham Palace. O segmento de ciclismo também não apresenta grandes dificuldades físicas ou técnicos, prestando-se sim a velocidades muito elevadas.

Ao final da tarde os três portugueses fizeram um primeiro treino de natação no lago Serpentine. Também aqui, ao contrário das anteriores edições da prova, o percurso de natação terá apenas uma volta, num total de 1500 metros.

Na véspera, na conferência de imprensa de apresentação do evento, a Presidente da Federação Britânica passou em revista a lista dos 65 participantes na prova masculina, classificando-a como "a melhor de sempre". Recorde-se que no Jogos Olímpicos de Londres apenas 53 atletas participarão na prova e apenas 8 países terão o previlégio de participar com 3 atletas. Todos os outros poderão ter apenas 2 ou 1 em competição. À data, Portugal faz parte desse lote de países, estando a luta em aberto até 31 de Maio de 2012, dia em que fecha o processo de qualificação. Os principais adversários da equipa portuguesa são os Estados Unidos, a Nova Zelândia e Espanha. Neste momento, João Silva, Bruno Pais e João Pereira são os melhores classificados no ranking de qualificação mas também Duarte Marques está na corrida por um lugar entre os 53 de Londres.

O programa deste fim-de-semana em Londres é extremamente alargado já que, para além das duas provas (a feminina e a masculina) que fazem parte da World Championship Series, disputar-se-ão outras competições para atletas amadores. No total serão mais 4500 atletas a participar no evento.

A prova masculina realizar-se-á às 13:06 do próximo domingo e está prevista pela RTP a transmissão de imagens da prova. No site da International Triathlon Union dá-se também a possibilidade de acompanhar a transmissão das provas.
  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 6 de julho de 2020 – 19:51:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...