14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Pereira e Luísa Condeço triunfam nas Lezírias

Vila Franca de Xira recebeu este fim-de-semana a 16ª edição do Duatlo das Lezírias - Troféu José Luis de Matos. Foram dois dias de grande animação que consagraram o Núcleo Sportinguista da Golegã como vencedor da primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem, numa prova disputada ontem à tarde.

Hoje, disputou-se a 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra onde se assistiu a um domínio impressionante por parte de João Pereira (Alhandra SC) na competição masculina e a uma luta muito animada pela vitória femínina entre Luísa Condeço ("Águias" de Alpiarça) e Anaís Moniz (SL Benfica), onde a jovem promessa do Alpiarça levou a melhor.

Colectivamente, os Águias de Alpiarça venceram tanto em masculinos, como femininos.
Apesar do frio que esta manhã se fazia sentir, foram mais de 600 os participantes nesta 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra. Com excepção das baixas temperaturas, as condições para a prática desportiva foram excelentes e isso reflectiu-se no desempenho dos atletas. Eram 10.30 da manhã quando a Presidente do Munícipio de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, acompanhada pelo pai de José Luís de Matos deram a partida para a prova, composta por 6Km de Corrida, 29Km de BTT e, finalmente, mais 3Km de Corrida.


Competição Masculina

João Pereira até começou a prova com uma queda na partida mas rapidamente se recompôs e imprimiu um ritmo que mais ninguém teve a capacidade de acompanhar. Assim, o atleta da casa chegou à primeira transição com 1'03'' de vantagem sobre os perseguidores imediatos, liderados por José Estrangeiro (AAC). No grupo perseguidor vinham também Duarte Marques, Miguel Arraiolos (ambos dos Águias de Alpiarça) e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras). Pouco depois entrava no PT o grupo de Hugo Alves (CT Fundão) e Custódio António (Garmin Olímpico de Oeiras).

No segmento de BTT, composto por duas voltas que totalizavam 29Km, João Pereira manteve a toada e sozinho foi ganhando terreno para a concorrência. Atrás dele, formava-se um pelotão com 15 unidades mas em que nunca houve entendimento que resultasse na aproximação ao líder. Neste estado de coisas, João Pereira aproveitou para chegar à segunda transição com a vitória praticamente assegurada. Apesar disso, e da aparente descontração ainda registou o melhor parcial nos 3km finais. Atrás dele, a luta pelos lugares no pódio foi extremamente animada com Miguel Arraiolos e Duarte Marques (colegas de equipa nos Águias) a ajudarem-se para conseguirem deixar para trás Hugo Alves (4º classificao) e João Serrano (5º classificado) e contribuírem também o triunfo colectivo da sua equipa.

A luta pelo resultado colectivo (que resulta da soma dos tempos dos três primeiros de cada clube) foi muito renhida e resultou na vitória dos Águias sobre o Garmin Olímpico de Oeiras por apenas 45 segundos. Na terceira posição, a 3'23'', ficou o Núcleo Sportinguista da Golegã. Com este resultado, os Águias e o Garmin COO ficam empatados na liderança da Taça PORterra.

Competição Feminina

A partida feminina foi dada em conjunto com a masculina mas a igualdade de valores entre as favoritas e a incerteza no resultado manteve toda a gente interessada. No final da primeira corrida, as cinco primeira classificadas estavam separadas por apenas 30 segundos. Na frente, correndo lado-a-lado, surgiam Cristiana Valente (Clube dos Galitos), Melanie Santos (Alhandra SC), Anaís Moniz (SL Benfica) e Patrícia Serafim (Garmin Olímpico Oeiras), pouco depois surgia Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras).

 No segmento de BTT Melanie Santos sofreu um furo e ficou de imediato afastada da luta. Na frente, em ritmo vivo, passavam a estar só Anaís Moniz e Luísa Condeço. Patrícia Serafim perdia algum terreno mas assegurava uma vantagem que lhe permitia garantir um lugar no pódio. A dupla de líderes manteve-se junta durante todo o segmento de BTT e só mesmo na segunda transição é que Luísa Condeço acelerou e deixou para trás Anaís Moniz.

Ao longo dos 3Km finais a jovem Luísa Condeço (que já havia vencido no Jamor) dilatou ligeiramente a sua vantagem terminando a prova com 49 segundos de vantagem sobre a triatleta do Benfica. Patrícia Serafim completou o pódio feminino.

Colectivamente, a equipa feminina dos Águias de Alpiarça venceu e reforçou a liderança na Taça PORterra. Garmin Olímpico de Oeiras e Núcleo Sportinguista da Golegã completaram o pódio.

Sábado

O primeiro dia de competições deste Duatlo das Lezírias foi reservado aos atletas mais jovens e à disputa de uma Prova Aberta. Como sempre acontece nas provas jovens a animação dos jovens e seus acompanhantes é contagiante e resulta numa grande festa.

Nestas provas, as classificações resultam não apenas da qualidade dos resultados desportivos mas também da quantidade de atletas de cada clube. No final, o Núcleo Sporinguista da Golegã, com 3219 pontos, foi o clube vencedor. Nos lugares seguintes classificaram-se o Clube de Triatlo de Almada, Associação Naval Amorense, Alhandra Sporting Club e Clube de Natação de Torres Novas.

O primeiro dia do evento terminou finalmente com a disputa de uma Prova Aberta em que Ana Ramos (CAPGE) e David Luís se sagraram vencedores.

Esta 16ª edição do Duatlo das Lezírias foi uma organização do Município de Vila Franca de Xira e Alhandra Sporting Clube, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 02:27:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...