15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

João Pereira quarto na Taça Continental de Clermont

Excelente prestação do quarteto nacional que hoje marcou presença na Taça Continental de Clermont (Florida - USA), prova pontuável para o Ranking Mundial.

Entre os portugueses, João Pereira foi quem mais se destacou, terminando na 4ª posição após uma grande luta pela vitória com três ex-campeões do mundo: Mário Mola, Jarrod Shoemaker e Richard Murray. Miguel Arraiolos faz o seu melhor resultado em provas Elite, foi 10º. Depois de uma brilhante recuperação no ciclismo Bruno Pais foi 14º, somando igualmente pontos ITU e Hugo Ventura, na sua estreia no escalão Elite fora de Portugal (havia já competido em Quarteira) fez um interessante 27º lugar.

O ex-nadador (mariposista nos Trials Norte-Americanos para Pequim 2008) Tommy Zaferes deu o mote no segmento de natação, cumprindo os 750 metros (com alguma corrida pelo meio) com 17 segundos de vantagem sobre um pequeno grupo perseguidor onde se incluíam Mário Mola (de Espanha mas agora a residir e treinar na Florida, que exibiu o melhor nível de natação da carreira) e o português João Pereira. O vencedor da Taça do Mundo de Edmonton 2012, o canadiano Kyle Jones surgia alguns segundos mais tarde, logo seguido pelo atleta da casa Jarrod Shoemaker e pelo sul-africano Richard Murray, dois ex-vencedores da etapa de Hamburgo do Mundial de Triatlo (em 2009 e 2012, respectivamente).

Miguel Arraiolos concluía o segmento de natação 14 segundos depois de Pereira, seguindo-se Hugo Ventura com mais 9 segundos e Bruno Pais 21 segundos mais tarde.

Ainda na longa transição da natação para os 20Km de ciclismo começou a grande exibição de Bruno Pais. Vindo de trás, o português rapidamente mostrou porque é considerado um dos melhores ciclistas do mundo, juntando-se a Jarrod Shoemaker e Richard Murray no esforço para se chegarem à frente. Desta forma, a tentativa de Zaferes se manter isolado foi anulada e formava-se na frente um pelotão bem nutrido, com os 4 portugueses em boa posição.

Assim, com alguns dos melhores corredores do triatlo mundial em prova, adivinhava-se grande emoção nos 5Km de corrida. E assim foi. Mas primeiro, registou-se ainda o abandono de Lukas Verzbicas (USA), o jovem ex-campeão do mundo de triatlo júnior, que é mesmo um dos melhores corredores de sempre do track and field norte americano mas que recentemente sofreu um acidente quase fatal, do qual ainda não estará totalmente recuperado.

Mário Mola, também um dos melhores corredores do triatlo mundial, foi quem mais mudanças de ritmo introduziu para tentar descolar os adversários que teimavam em persegui-lo, eram eles João Pereira, Richard Murray, Jarrod Shoemaker e Kyle Jones. As tentativas de Mola acabaram por surtir efeito: o canadiano Jones foi o primeiro a ceder. Depois, já a pouco menos de um quilómetro do final, foi a vez de Pereira e mais tarde Shoemaker e Murray que discutiram entre si a prata, que ficou na mãos do sul-africano.

Com o 4º lugar de hoje, João Pereira igual o seu melhor resultado numa prova da categoria Continental, obtido há um ano atrás em Quarteira. Por seu turno, Miguel Arraiolos foi 10º classificado, registando a sua melhor prestação em provas deste nível. Com o 14º lugar alcançado, Bruno Pais cumpre o objectivo de somar pontos ITU. E finalmente, Hugo Ventura, que se estreou em provas Elite fora de Portugal, concluíu a prova na 27ª posição.

Dentro de uma semana Bruno Pais, Hugo Ventura, João Pereira e Miguel Arraiolos voltam a competir uma prova da categoria ITU, desta feita em Sarasota, também na Florida.  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 8 de março de 2021 – 22:57:12

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...