15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

João Pereira regressa ao Mundial de Triatlo com um Top10

Joao Pereira terminou hoje a etapa de Madrid do Campeonato do Mundo de Triatlo na 9a posiçao, tendo cumprido uma fase final de prova ao nivel dos melhores, fazendo mesmo o quinto melhor parcial de corrida. Por seu turno, Hugo Ventura tambem fez uma estreia auspiciosa em provas do Mundial de Triatlo Elite, classificando-se na 29a posicao. Miguel Arraiolos chegou a estar com Pereira e Ventura no pelotao principal mas acabou por perder terreno no segmento de ciclismo, terminando na 41a posicao final.
 
Sem surpresa, a vitória coube ao britânico Jonathan Brownlee que relegou o espanhol Javier Gomez e o russo Ivan Vasiliev para a segunda e terceira posiçao final.
 
O resultado da prova começou a desenhar-se logo no segmento de natação inicial, com Richard Varga (Eslováquia) e Ivan Vasiliev (Rússia) a mostrarem-se muito interessados em fragmentar o pelotão, formando um grupo restrito na frente da prova e que puedesse ter uma boa dinâmica durante todo o segmento de ciclismo. E assim foi.
 
Formou-se um grupo com 5 unidades do qual faziam parte dois dos grandes favoritos ao triunfo: Jonathan Brownlee (Grã-Bretanha) e Javier Gomez (Espanha).
 
Ao cabo das duas primeiras voltas do segmento de ciclismo, os três portugueses (João Pereira, Hugo Ventura e Miguel Arraiolos) surgiam bem colocados no principal pelotao, a cerca de 40 segundos dos líderes e na companhia do sul-africano Richard Murray, do espanhol Mario Mola e os alemães Justus e Frodeno, bem como uma série de outras figuras que tudo fizeram para anular a vantagem dos 5 da frente. Um pouco mais tarde Miguel Arraiolos sentiu alguma dificuldade para seguir este grupo e acabou descair para o segundo pelotão.
 
No entanto, o entendimento na frente era de tal forma bom que o grupo foi aumentando a vantagem em cada uma das 8 voltas ao um difícil traçado de ciclismo, desenhado na Casa de Campo e marcado por uma subida com mais de 10% de inclinação que os atletas tinha de vencer em cada volta.
 
No segmento de corrida final, o mais novo dos irmãos Brownlee voltou a mostrar-se o mais forte, relegando Javier Gomez para a segunda posição e o russo Ivan Vasiliev para o degrau mais baixo do pódio.
 
João Pereira parece recuperado das lesões que resultaram da queda sofrida na primeira etapa do Campeonato do Mundo (em Auckland) e cumpriu um segmento de corrida de muito bom nível.
 
Pereira foi mesmo um dos poucos que arriscou seguir o ritmo que Mario Mola e Richard Murray impunham, terminando no 9º lugar, o seu melhor resultado em provas do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite.
 
O segundo português foi Hugo Ventura que, na estreia nas World Triathlon Series, terminou na 29ª posicao. Miguel Arraiolos tambem cumpriu o objectivo de pontuar terminando a prova na 41ª posicao.
 
Com este resultado, e mercê da ausência de João Silva, o espanhol Javier Gomez é o novo líder do Mundial de Triatlo Elite.  

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 14:36:17

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...