João Silva 11º em Kitzbühel, assume 3ª posição no Mundial
João Silva terminou ontem a 5ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo na 11ª posição. Um resultado que lhe confere o terceiro lugar provisório na competição que prossegue dentro de duas semanas em Hamburgo (Alemanha). Em prova estiveram também Hugo Ventura e Miguel Arraiolos que se classificaram respectivamente na 32ª e 44ª posição, tendo ambos somando valiosos pontos ITU que lhes permitem subir algumas posições mais no Ranking Mundial.
A prova foi disputada num formato pouco convencional e extremamente duro, que incluía a ascensão, desde os 750 metros de cota a que se situa o lago Schwarsee até aos 1600 metros do Kitzbühel Horn, a montanha no topo do qual se disputava o duro percurso de corrida, com uma extensão de 2550 metros. A vitória pertenceu ao Campeão Olímpico Alistair Brownlee, seguido do espanhol Mário Mola e do suíço Sven Riederer.
O eslovaco Richard Varga foi o primeiro a cumprir os 750 metros, liderando um pelotão compacto que deixou para o difícil segmento de ciclismo a decisão da prova. No final do primeiro segmento, João Silva surgia na 17ª posição ao lado do espanhol Mário Mola e a 25 segundos da frente da lideranças. Apenas alguns segundos depois também Hugo Ventura e Miguel Arraiolos terminavam o primeiro segmento e integravam o primeiro grande grupo, onde estavam muitos dos principais candidatos ao triunfo, e que ia movendo a perseguição ao grupo de Javier Gomez (Espanha) e de Alistair Brownlee (Grã-Bretanha).
Assim que o segmento de ciclismo entrou na sua fase mais dura, Alistair Brownlee impôs um ritmo que mais ninguém conseguiu acompanhar e paulatinamente foi ganhando uma vantagem que lhe permitia vencer a sua segunda prova no Mundial de Triatlo 2013. Atrás dele, e no final do segmento, surgiam Mário Mola (Espanha) e Sven Riederer (Suíça) que foram dois dos homens em plano de destaque ao longo da subida.
Por seu turno, João Silva escolheu fazer uma gestão cuidadosa do seu esforço e a pouco e pouco foi ganhando posições, terminando o segmento de ciclismo na 15ª posição. Na corrida final, Silva ainda ganhou mais 4 posições, terminando a prova no 11º lugar. Uma prestação que lhe permite manter-se na luta pelos lugares de pódio no Campeonato do Mundo de Triatlo 2013.
Hugo Ventura, cumpria aqui a sua segunda prestação em provas do Campeonato do Mundo e voltou a ter uma prestação de bom nível. O atleta de Aveiro escolheu uma abordagem cautelosa que lhe permitiu ir ganhando algumas posições aos atletas que arriscaram impôr ritmos mais fortes nas pendentes que chegaram a atingir os 22,3% de inclinação. Na corrida Ventura manteve a sua posição, terminando no 32º lugar. Por seu turno, depois do 13º lugar alcançado no Europeu de Triatlo, Miguel Arraiolos voltou somar importantes pontos ITU, terminando na 44ª posição.