14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Silva 11º em Kitzbühel, assume 3ª posição no Mundial

João Silva terminou ontem a 5ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo na 11ª posição. Um resultado que lhe confere o terceiro lugar provisório na competição que prossegue dentro de duas semanas em Hamburgo (Alemanha). Em prova estiveram também Hugo Ventura e Miguel Arraiolos que se classificaram respectivamente na 32ª e 44ª posição, tendo ambos somando valiosos pontos ITU que lhes permitem subir algumas posições mais no Ranking Mundial.
 
A prova foi disputada num formato pouco convencional e extremamente duro, que incluía a ascensão, desde os 750 metros de cota a que se situa o lago Schwarsee até aos 1600 metros do Kitzbühel Horn, a montanha no topo do qual se disputava o duro percurso de corrida, com uma extensão de 2550 metros. A vitória pertenceu ao Campeão Olímpico Alistair Brownlee, seguido do espanhol Mário Mola e do suíço Sven Riederer.
 
O eslovaco Richard Varga foi o primeiro a cumprir os 750 metros, liderando um pelotão compacto que deixou para o difícil segmento de ciclismo a decisão da prova. No final do primeiro segmento, João Silva surgia na 17ª posição ao lado do espanhol Mário Mola e a 25 segundos da frente da lideranças. Apenas alguns segundos depois também Hugo Ventura e Miguel Arraiolos terminavam o primeiro segmento e integravam o primeiro grande grupo, onde estavam muitos dos principais candidatos ao triunfo, e que ia movendo a perseguição ao grupo de Javier Gomez (Espanha) e de Alistair Brownlee (Grã-Bretanha).
 
Assim que o segmento de ciclismo entrou na sua fase mais dura, Alistair Brownlee impôs um ritmo que mais ninguém conseguiu acompanhar e paulatinamente foi ganhando uma vantagem que lhe permitia vencer a sua segunda prova no Mundial de Triatlo 2013. Atrás dele, e no final do segmento, surgiam Mário Mola (Espanha) e Sven Riederer (Suíça) que foram dois dos homens em plano de destaque ao longo da subida.
 
Por seu turno, João Silva escolheu fazer uma gestão cuidadosa do seu esforço e a pouco e pouco foi ganhando posições, terminando o segmento de ciclismo na 15ª posição. Na corrida final, Silva ainda ganhou mais 4 posições, terminando a prova no 11º lugar. Uma prestação que lhe permite manter-se na luta pelos lugares de pódio no Campeonato do Mundo de Triatlo 2013.
 
Hugo Ventura, cumpria aqui a sua segunda prestação em provas do Campeonato do Mundo e voltou a ter uma prestação de bom nível. O atleta de Aveiro escolheu uma abordagem cautelosa que lhe permitiu ir ganhando algumas posições aos atletas que arriscaram impôr ritmos mais fortes nas pendentes que chegaram a atingir os 22,3% de inclinação. Na corrida Ventura manteve a sua posição, terminando no 32º lugar. Por seu turno, depois do 13º lugar alcançado no Europeu de Triatlo, Miguel Arraiolos voltou somar importantes pontos ITU, terminando na 44ª posição.  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 10 de julho de 2020 – 21:22:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...