15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Silva 8º no Campeonato do Mundo

João Silva e Bruno Pais competiram esta madrugada na primeira etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo em Sydney, na Austrália. A prova ficou marcada pelas terríveis condições climatéricas que motivaram muitas quedas e abandonos, entre os quais o de Bruno Pais.
 
João Silva voltou a fazer um resultado entre os melhores do mundo e sobe ao 3º lugar do ranking de qualificação olímpica. 
 
Sydney assistiu hoje à primeira etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite, uma prova verdadeiramente emocionante e com muitos motivos de interesse.
 
O dia apresentou-se com condições atmosféricas tempestuosas que tornavam o segmento de natação muito duro e o de ciclismo bastante perigoso. João Silva partiu lado a lado com Javier Gomez e Jan Frodeno. Como se previa a natação tornou-se muito física e tanto Bruno Pais como João Silva sentiram algumas dificuldades com isso. No final da primeira volta os dois portugueses estavam muito perto um do outro e a meio do pelotão.
 
No final dos 1500m de natação, João Silva havia recuperado algumas posições e integrava um segundo grupo, na companhia de Tim Don e outros candidatos ao triunfo a quem a natação não tinha corrido da melhor forma. Bruno Pais teve de parar durante a segunda volta para compor os óculos de natação, perdendo com isso alguns lugares.
 
Durante o segmento de ciclismo Silva revelou uma grande maturidade desportiva e inteligência, colocando-se sempre muito bem e colaborando para se aproximar da frente da competições.
 
As condições climatéricas ainda se agravaram com mais chuva motivando diversos abandonos, entre eles o de Bruno Pais que, apesar de ter estado praticamente integrado no grupo da liderança viu-se sozinho quando os seus colegas de grupo sofreram uma queda. Sozinho contra a intemperie Pais acabou por desistir.
 
Na frente os irmãos Brownlee iam aumentando o ritmo para colocar em dificuldade o espanhol Javier Gomez quando este sofreu uma queda no ciclismo.
 
Da segunda transição João Silva saiu com os primeiros, cumprindo as duas primeiras voltas perto do 15º lugar. Na frente aumentava o ritmo e formava-se um grupo mais restrito com os dois Brownlee, David Hauss, Sven Riederer e Brendan Sexton. Nesta altura Gomez sofria nova queda e novamente os Brownlee atacaram.
 
A partir da terceira volta João Silva foi recuperando posições, resistindo às diversas quebras físicas que afectaram muitos dos adversários. Exemplo disso a do Campeão Olimpico Jan Frodeno, a de Allistair Brownlee, Courtney Atkinson e de Alexander Brukhankov.
 
No final, e apesar de todos os contratempos Javier Gomez venceu, seguido de Jonathan Brownlee de Sven Riederer. Por seu turno, João Silva terminou num excelente 8º lugar.
 
Com este resultado João Silva regressa à terceira posição do ranking de qualificação olímpica.
 
Hoje dispotou-se ainda a prova feminina mas sem atletas portuguesas a competir. A vitória coube à jovem canadiana Paula Findlay, seguida de Barbara Riveros Diaz e Andrea Hewitt. 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 30 de setembro de 2020 – 05:12:52

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...