14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Silva e Anaís Moniz vencem Tratlo de Alpiarça "Tecnorém"

Alpiarça recebeu a primeira prova de triatlo da temporada 2011. Na competição feminina Anaís Moniz (SL Benfica) bateu Maria Areosa (Garmin Olímpico de Oeiras) e Melanie Santos (Alhandra SC). Entre os homens, assistiu-se a um grande duelo entre o sportinguista João Silva e o benfiquista Bruno Pais pela vitória. Duarte Marques completou o pódio.
 
Colectivamente a vitória coube aos "Águias" de Alpiarça nos masculinos e ao Alhandra Sporting Clube nos femininos. 
 
Para além da 2ª etapa da Taça de Portugal (mas primeira de triatlo), associada à qual se disputou a primeira etapa dos Nacionais de Cadetes e Juniores, o programa deste Triatlo de Alpiarça "Tecnorém" compreendeu ainda uma Prova Lazer e uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo de Juvenis, estas últimas disputadas nas distância super-sprint.
 
Taça de Portugal e Nacional de Cadetes e Júniores (prova sprint)
 
Masculinos
 
No final dos 750 metros que compunham o segmento de natação eram João Serrano ("Os Águias" de Alpiarça) , João Silva (Sporting CP - St.Peters School) e João Curado (Sporting CP - St.Peters School) quem surgiam na liderança do numeroso pelotão. Atrás deles e a apenas 4 segundos, surgia Duarte Marques ("Os Águias" de Alpiarça). Mais atrás, um pequeno grupo incluía Pedro Laginha Palma (DUNIK.PT-Clube dos Galitos), João Pereira (Alhanda SC), Bruno Pais (SL Benfica), o russo Yulian Malyshev, o espanhol Samer Ali Saad e ainda, a fechar o grupo, Miguel Arraiolos ("Os Águias" de Alpiarça).
 
Logo que o segmento de ciclismo se iniciou Bruno Pais liderou a perseguição até ao trio da frente e logo se formou um numeroso grupo. Ao longo dos 20Km de ciclismo registaram-se sucessivos ataques, acabando, num deles, por se isolar João Silva e Hugo Ventura (DUNIK.PT-Clube dos Galitos). Este ataque, não sendo surpresa para Hugo Ventura é sem dúvida algo de novo para João Silva.
 
Apesar da fuga, e à chegada ao parque de transição (instalado junto à Barragem dos Patudos) a vantagem dos líderes sobre o pelotão era escassa: apenas 10 segundos. A liderar o pelotão perseguidor surgiam os triatletas olímpicos (em Pequim) Bruno Pais e Duarte Marques.  Nesta fase, a competitividade era tal, que em apenas 30 segundos entraram na segunda transição 17 atletas.
 
Para o segmento de corrida final (5km) Bruno Pais saiu muito rápido, no encalço de João Silva, chegando mesmo a juntar-se a ele na frente da prova. A prova estava renhida e só mesmo nos 700 metros finais o jovem atleta do Sporting se conseguiu livrar do experiente Benfiquista e assim vencer o primeiro triatlo da época 2011. No terceiro lugar do pódio e a apenas 19 segundos do vencedor ficou Duarte Marques. Seguiam-se Pedro Laginha Palma, Miguel Arraiolos e João Pereira. O espanhol Samer foi o melhor estrangeiro, na 7 ª posição. Refira-se ainda o 9º lugar do russo Malyshev, atleta já medalhado em provas da Taça do Mundo de Triatlo.
 
Femininos
 
A prova feminina foi igualmente marcada por uma grande competividade. À saída da água Anaís Moniz (SL Benfica) e Maria Areosa (Garmin Olímpico de Oeiras)  estavam separadas por apenas dois segundos. Menos de 30 segundos depois surgiam as perseguidoras Andreia Ferrum ("Os Águias" de Alpiarça) e Melanie Santos (Alhandra SC). Na quinta posição surgia a russa Arina Shulgina.
 
Anaís Moniz aproveitou o segmento de ciclismo para ganhar vantagem sobre todas as adversárias e praticamente sentenciar a prova. Neste segmento há ainda a registar os bons desempenhos das ainda cadetes Melanie Santos e Sara Tenrinho (Alhandra SC), que conseguiram anular a vantagem que Maria Areosa tinha sobre elas.
 
Apesar da vantagem da benfiquista Moniz a decisão final só aconteceu durante o último segmento. Maria Areosa correu bem mas não o suficiente para alcançar Anaís Moniz. Com um excelente desempenho, Melanie Santos terminou a prova na terceira posição.
 
Equipas
 
À partida para a segunda etapa da Taça de Portugal, e à conta das vitórias obtidas no Duatlo de Arronches, a competição era liderada pelos "Águias" de Alpiarça entre os clubes masculinos e pelo Alhandra Sporting Clube entre os clubes femininos. A competir em casa, os "Águias" conseguiram nova vitória e reforçaram a liderança. Seguiram-se o Sporting CP-St.Peters School e o DUNIK.PT-Clube dos Galitos, que desta forma sobem, respectivamente, à quinta e quarta posição da Taça de Portugal. 
 
No sector feminino a vitória na prova coube ao Alhandra Sporting Clube, que assim reforça a sua liderança na competição. Seguiram-se na prova o Garmin Olímpico de Oeiras (que assim sobe à quarta posição na Taça de Portugal) e do Sporting CP-St.Peters School, que passa a ocupar a segunda posição na competição.
 
 
Nacional de Cadetes e Juniores
 
A partir desta temporada os títulos nacionais de Cadetes e Juniores passam a ser disputados num figurino semelhante ao absoluto: em 3 etapas e uma grande final. Em simultâneo com a prova da Taça de Portugal, Alpiarça assistiu à disputa da primeira destas etapas. Nos cadetes os primeiros classificados foram Melanie Santos e Alexandre Nobre (ambos do Alhandra SC), nos Juniores venceram Miguel Fernandes e Raquel Rocha (ambos do Alhandra SC).
 
 
Campeonato Nacional de Triatlo de Juvenis e Prova Lazer (prova super-sprint)
Ainda antes da partida para a prova principal do dia competiram os atletas do escalão juvenil em conjunto com os atletas da prova lazer. Os mais jovens mostraram que têm já um grande nível desportivo e tomaram conta dos primeiros lugares da classificação geral. Entre eles, novas vitórias para os juvenis João Pais (Alhandra SC) e Luísa Condeço ("Os Águias" de Alpiarça), que desta formam lidera o nacional de Triatlo para o escalão de Juvenis. 
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 25 de maio de 2020 – 12:07:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...