14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Silva e Bruno Pais representam Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres

Terminou ontem em Madrid o período de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Portugal termina na 9ª posição do ranking de nações, podendo estar presente com dois atletas. Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, Nova-Zelândia, França, Espanha, Austrália e Canadá foram os 8 classificados. Os Estados Unidos da América fecham o top10 por nações.

João Pereira e Bruno Pais foram os atletas nacionais presentes em Madrid. Pereira terminou a prova na 28ª posição e Bruno Pais, a contas com uma infecção, retirou-se durante o segmento de ciclismo. Jonathan Brownlee, da Grã-Bretanha, foi o vencedor da prova masculina.

A etapa da Madrid das World Triathlon Series marcou o fim do processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres. No total foram dois anos de muito esforço e 23 as provas de qualificação em que o país esteve envolvido, acalentando sempre o sonho de ser um dos 8 países do mundo com direito a ter 3 atletas masculinos em Londres. Durante este período Portugal viu João Silva, Bruno Pais, João Pereira, Duarte Marques e Miguel Arraiolos somarem pontos para o Ranking de Qualificação Olímpica masculino.

A posição de cada país é determinada pelo posicionamento do seu terceira atleta. Portugal, por intermédio de João Pereira, esteve entre os 8 melhores ao longo da esmagadora maioria do período de qualificação. Contudo, após as provas de Huatulco e San Diego (onde Pereira desistiu devido a problema mecânico e terminou na 47ª posição, respectivamente) o apuramento ficou mais complicado e dependente apenas da classificação de João Pereira na derradeira etapa de apuramento: a etapa da Madrid do Campeonato do Mundo de Triatlo.

Para que o sonho se concretizasse Pereira precisaria de terminar na 14ª posição para garantir a qualificação directa, por ultrapassagem a Courtney Atkinson (AUS) e Simon Withfield (CAN) que não estavam em Madrid. Alternativamente poderia terminar no 22º lugar desde que batesse Brent McMahon (CAN). O objectivo era tangível e João Pereira lutou até ao último metro para o obter. No final dos 1500 metros de natação estava atrás do canadiano mas durante os 40km de ciclismo contribuiu para que o seu grupo anulasse a desvantagem para o grupo de McMahon e iniciou mesmo a corrida na frente dele. A partir dos 3km de corrida Pereira sentiu alguma dificuldade com o calor e perdeu posições. Na última volta de corrida reagiu e reaproximou-se do canadiano mas os 10.000 metros de corrida foram curtos para que o sonho fosse uma realidade. 38 segundos foi a diferença de tempo entre o 22º lugar (obtido por Richard Varga) e o 28º lugar de João Pereira.

Nesta prova esteve ainda presente Bruno Pais. O fundanense saiu da água a 34 segundos de João Pereira mas rapidamente anulou a desvantagem e se colocou na cabeça do grupo de João Pereira e Mário Mola. Ao longo de duas voltas Bruno Pais impôs um ritmo tremendo que levou a que a diferença para McMahon se esbatesse. No entanto, após uma semana condicionada por uma pequena infecção Bruno Pais não conseguiu manter a toada e acabou mesmo por ter de abandonar a prova. Uma situação sem qualquer influência na sua qualificação para os Jogos Olímpicos.

Concluído o processo de qualificação João Silva foi o melhor português no ranking, classificando-se na 11ª posição. Segue-se Bruno Pais na 32ª, João Pereira na 39ª, Duarte Marques na 79ª e Miguel Arraiolos na 188ª. Refira-se que, resultado da regra de apenas 8 países poderem ter 3 atletas nos Jogos, o último classificado para Londres ocupa o lugar 70.

Assim sendo, João Silva e Bruno Pais vão representar o país nos Jogos Olímpicos de Londres. Terminado o processo de qualificação inicia-se agora um período de preparação que inclui um estágio de preparação em altitude durante o mês de Julho.
  

Periodicidade Diária

sábado, 11 de julho de 2020 – 03:50:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...