15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

João Silva: hat-trick de Bronze garante a liderança no Mundial

A posição de liderança ocupada por João Silva no Mundial de Triatlo foi desafiada esta madrugada em Yokohama, palco da terceira etapa da principal competição do triatlo mundial. Apenas batido por dois dos medalhados olímpicos dos Jogos de Londres, João Silva resistiu e alcançou um inédito hat-trick de pódios em provas da WTS.
 
Jonathan Brownlee foi o vencedor da prova, seguido pelo espanhol Javier Gomez. Por seu turno, João Silva garantiu a terceira medalha de bronze pela terceira vez esta época, em outras tantas provas e somou pontos que lhe permitem manter a liderança do Campeonato do Mundo.
 
Fiel à tendência em vigor na temporada 2013, o segmento de natação foi disputado a grande velocidade. Nesta fase João Silva posicionou-se da melhor forma, concluindo o segmento de natação solidamente integrado no primeiro grupo (era 6º), liderado pelo canadiano Andrew Mccartney e pelo russo Denis Vasiliev. Javier Gomez perdeu alguns segundos dentro de água mas recuperou na transição, juntando-se a Silva e a Jonathan Brownlee na liderança da prova. A ausência mais notada na frente foi a do sul-africano Richard Murray (2º em San Diego) que à conta de um mau segmento de natação hipotecou as suas hipóteses de sucesso.
 
Logo desde o início do segmento de ciclismo que Brownlee, Gomez e Silva tudo fizeram que um pequeno mas poderoso grupo se criasse na frente, evitando assim o perigo associado a grupos numerosos em pavimento muito molhado. Uma das primeiras vítimas das difíceis condições do piso foi Dmitry Polyansky, o atleta russo que em 2012 havia sido terceiro nesta prova.
Na frente, os líderes iam ganhando cerca de 10 segundos volta ao grupo perseguidor, e assim, foram 8 os atletas que entraram na segunda transição com 1:30 sobre os perseguidores imediatos.
 
Uma vez no segmento de corrida, Jonathan Brownlee quis mostrar que a lesão está debelada e imprimiu um ritmo que apenas Silva e Gomez tentaram acompanhar. Ao cabo de alguns instantes, João Silva cedia e evidenciava alguns sinais de mau-estar. Gomez resistiu durante algo tempo mais mas acabaria também por ceder, deixando caminho livre para o medalha de bronze nos Jogos de Londres averbar a sua quinta vitória em provas do Campeonato do Mundo. Isolado na segunda posição ficava o espanhol Gomez.
 
João Silva correu sozinho grande parte do segmento e parecia estar algo desconfortável, mas ainda assim registou um parcial de 30:39 e alcançou a terceira Medalha de Bronze em três etapas do Campeonato do Mundo de Triatlo 2013, um resultado que lhe permite apresentar-se na 4ª etapa, agendada para o primeiro fim-de-semana de Junho em Madrid, como o líder da principal competição do triatlo mundial.
 
Em jeito de resumo, Silva referiu à comunicação social que: fiz uma boa natação, o que tornou o resto da prova mais fácil. Yokohama é um palco muito bonito e o público ficou a aplaudir apesar da chuva. Sobre o decisivo segmento de corrida, Silva considerou que é bem mais fácil começar a correr com um grupo de 8 elementos do que com um pelotão inteiro. Julgo por isso que foi uma boa escolha termos tentado isolar-nos já que isso fez toda a diferença. Na verdade senti-me muito mal no início da corrida, e pensei que foi ópitmo estar na fuga, já que assim posso gerir um pouco melhor o ritmo. Julgo que, no geral, o desempenho foi sólido mas tive uma corrida terrível.”
 
Classificação Masculina
 
1. Jonathan Brownlee GBR GB 01:44:59
2. Javier Gomez ESP ES 01:45:23
3. Joao Silva POR PT 01:46:16
4. Ivan Vasiliev RUS RU 01:46:25
5. Richard Murray RSA ZA 01:47:23
6. Henri Schoeman RSA ZA 01:47:26
7. Andrew Mccartney CAN CA 01:47:31
8. Adam Bowden GBR GB 01:47:43
9. David Mcnamee GBR GB 01:47:56
10. Ryan Bailie AUS AU 01:47:57

Rankings WTS

1. Joao Silva POR {country:alpha2} 2055
2. Javier Gomez ESP {country:alpha2} 2004
3. Mario Mola ESP {country:alpha2} 1326
4. Richard Murray RSA {country:alpha2} 1326
5. Ivan Vasiliev RUS {country:alpha2} 1129
6. Adam Bowden GBR {country:alpha2} 1006
7. Laurent Vidal FRA {country:alpha2} 902
8. Ryan Bailie AUS {country:alpha2} 861
9. David Mcnamee GBR {country:alpha2} 826
10. Steffen Justus GER {country:alpha2} 801
 

 

Periodicidade Diária

sábado, 27 de fevereiro de 2021 – 19:29:41

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...