14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Garmin e Sporting vencem em Torres Vedras

Sérgio Silva (Garmin Olímpico de Oeiras) e Ana Filipa [Pipa] Santos (CD “Os Águias” de Alpiarça) venceram este domingo o V Duatlo de Torres Vedras, última prova de seleção para o Mundial de Duatlo, em Pontevedra (31 de maio e 1 de junho). Na segunda etapa do Nacional de Clubes, Garmin Olímpico de Oeiras e Sporting triunfaram coletivamente, respetivamente em masculinos e femininos.

 

Numa prova marcada por muito vento, Sérgio Silva – que há um mês conquistou o título europeu de Duatlo Sprint – terminou o primeiro segmento de corrida na frente e foi apanhado por Gil Maia (Benfica) e António Mesquita (McDonalds/TriBraga) durante o ciclismo, tendo os três atletas seguido juntos, na liderança, até aos 5 km finais de corrida, quando Sérgio Silva aumentou o ritmo e despegou dos adversários.O experiente atleta do Garmin Olímpico de Oeiras terminou com o tempo de 01:55:05 horas, com uma vantagem de 01:10 minutos sobre o benfiquista Gil Maia (01:56:15) e 01:37 minutos sobre António Mesquita, do McDonalds/TriBraga (01:56:43).

 

Ricardo Gouveia, atleta do Ludens de Machico/El Bom Bom Sport, estava a fazer uma boa prova, liderando o grupo perseguidor, mas acabou por ver-se obrigado a desistir durante o ciclismo devido a um furo numa das rodas.

 

Apesar da vitória, Sérgio Silva disse, no final, não se ter sentido a 100%.“Tenho estado um bocadinho doente e com queixas nos tendões de Aquiles, o que dificultou a tarefa. O objetivo era ganhar, mas sem piorar das mazelas. Poderia ter arriscado mais, mas também estava muito vento e acabei por aproveitar a companhia do Gil Maia e do António Mesquita”, comentou.

 

Nos 5 km finais é que decidi correr mais forte, já a pensar nos ritmos que vou encontrar no Mundial de Duatlo [no final deste mês em Pontevedra]”, acrescentou Sérgio Silva que ajudou o Garmin Olímpico de Oeiras a conquistar a segunda etapa do Nacional de Clubes, depois do Benfica ter ganho em Arronches. João Ferreira (5º) e Marco Costa (6º) fecharam a classificação da formação da linha.

 

O Benfica foi segundo classificado coletivo, estando agora os dois clubes empatados no Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, quando faltam disputar duas etapas. O McDonalds/TriBraga foi terceiro classificado coletivo em Torres Vedras.

 

Na prova feminina, Ana Filipa (Pipa) Santos (CD “Os Águias de Alpiarça) desde cedo ganhou a liderança e assim se manteve até à meta, qua passou em 02:06:18 horas. “Cheguei a esta prova com uma carga de treino forte, uma vez que estou a apontar o meu pico de forma para o Mundial de Duatlo. Consegui fazer a primeira corrida muito forte e juntar-me ao segundo grupo de homens, o que iria permitir resguardar-me um pouco no ciclismo. Mas atrapalhei-me na transição e o percurso de bicicleta acabou por ser mais duro do que esperava. Estava muito vento”, comentou.

 

Cristiana Valente (OLI-Clube dos Galitos) foi a única a conseguir ameaçar a campeã nacional de triatlo, mas acabou traída por cãibras e abandonou durante o ciclismo.“Senti cãibras desde o primeiro metro da prova. Ainda insisti e vinha a reduzir a distância para a Ana Filipa Santos mas, a certa altura, já não estava a conseguir aguentar mais”, comentou Cristiana Valente que, apesar de tudo, tem esperança de vir a ser convocada para o Mundial de Duatlo. “Tenho sido uma atleta muito regular, espero que esta prova não afete”, sustentou.

 

Liliana Alexandre (Sporting) foi segunda (2:12:52), a 06:33 minutos de distância da vencedora, e Ana Sofia Henriques (Garmin Olímpico de Oeiras) terceira classificada (02:14:36).

 

A nível coletivo, nas mulheres, o Sporting fez o mesmo que já tinha feito no Campeonato Nacional de Triatlo, ganhando também a segunda etapa da competição de clubes no Duatlo. Liliana Alexandra (2ª), Tamára Branco (8ª) e Ana Lopes (9ª) pontuaram para as leões que passaram a liderar o campeonato, à frente do Garmin Olímpico de Oeiras, segundo em Torres Vedras, e do CD “Os Águias” de Alpiarça, que triunfou na primeira etapa, em Arronches, mas não pontoou em Torres Vedras.

Periodicidade Diária

segunda-feira, 6 de julho de 2020 – 19:43:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...