15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Garmin foi rei no sistema solar de Estremoz

O Garmin Olímpico de Oeiras teve este domingo a sua prova de consagração como vencedor da Taça de Portugal PORterra 2013. O clube da linha de Cascais venceu coletivamente, em masculinos e femininos, o II Duatlo do Sistema Solar, em Estremoz, tendo os triunfos individuais sido conquistados por Daniel Martins, do Fonte Grada, e Cristiana Valente, do Clube dos Galitos.

A prova de Estremoz era a 10.ª e última etapa da Taça de Portugal PORterra e foi, mais uma vez, um grande sucesso dado a originalidade do percurso, que possibilitava aos atletas passar, a correr ou a pedalar, pelos oito planetas do sistema solar, com o Sol localizado mesmo no centro da cidade.

 

Desde 2007 que está instalado em Estremoz um dos poucos sistemas solares à escala em todo o mundo, concebido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e pela Universidade de Évora, duas das entidades a que a FTP se associou para organizar este evento. Tanto os diâmetros dos planetas como as suas órbitas estão representados de forma a serem proporcionais à realidade: um quilómetro medido no terreno equivale a 414 milhões de quilómetros no espaço. Ou seja, o sistema solar “alentejano” é 414 milhões de vezes mais pequeno que o autêntico.

 

Voltando aos resultados, Daniel Martins terminou os 12,3 km de corrida, 78 km de BTT e 9,7 km de corrida em 5:03:39 horas, com 4:45 minutos de vantagem sobre Luís Manuel Almeida e 13:17 sobre Marco Costa, ambos do Garmin Olímpico de Oeiras. Cristiana Valente terminou a época de duatlo como acabou, dado que vencera também, a nível individual, o Duatlo do Jamor, primeira etapa da Taça de Portugal PORterra.

 

O Clube dos Galitos, no entanto, não estava na corrida coletiva, valendo a Cristiana Valente o mérito de ter concluído a prova em 05:57:28 horas, com mais de 15 minutos de vantagem sobre Ana Sofia Henriques e quase 45 minutos sobre Filomena Gomes, atletas que confirmaram o triunfo coletivo do Garmin Olímpico de Oeiras.

 

O Núcleo Sportinguista da Golegã também confirmou o seu segundo posto por equipas. Nos homens e ainda relativamente a equipas, com a formação de Oeiras vencedora, McDonalds/TriBraga não participou nesta última etapa, mas manteve o segundo lugar final do trofeu, ao passo que o Amiciclo perdeu o terceiro para o Ateneu Artístico Cartaxense.

 

Recorde-se que no sábado realizou ainda prova aberta e o Circuito Regional Jovem Sul.  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021 – 10:53:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...