15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Fim-de-semana promete ser bem animado

O próximo fim-de-semana promete ser bem animado, não apenas a nível internacional (João Silva defende em Yokohama a liderança no Campeonato do Mundo) mas também, e muito, a nível nacional. Assim, ao longo do próximo fim-de-semana vão ser quatro as provas em disputa: Ílhavo, Vila Nova de Gaia, Chaves e Montemor-o-Velho. Quatro eventos que levam a modalidade a norte e nas suas várias configurações: Aquatlo, Duatlo BTT e Triatlo de Estrada, tanto para jovens como para adultos.
 
O programa do fim-de-semana arranca com a disputa, no sábado, do Aquatlo de Ílhavo, uma prova organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Ílhavo, Clube Associação de Pais da Gafanha da Encarnação e Federação de Triatlo de Portugal, de cujo programa faz parte a sétima etapa do Campeonato Nacional Jovem, uma Prova Aberta e ainda o Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo, uma prova disputada no formato de estafetas em que o espírito de união entre companheiros de equipa vai certamente sair reforçado.
 
Disputadas que estão seis etapas do Campeonato Nacional Jovem é o Clube de Natação de Torres Novas quem lidera a classificação, com 1010 pontos. Na segunda posição surge o Alhandra Sporting Clube, seguindo-se, na terceira posição, o Teleperformance - "Os Belenenses".
 
O núcleo central da prova estará instalado no Jardim Oudinot, junto ao Forte da Barra. A primeira partida do dia terá lugar às 14.00, com os mais jovens a lançarem-se àgua para cumprir um Aquatlo, cujas distâncias vão evoluindo consoante os escalões.
 
Pelas 15.30 arranca a Prova Aberta, compreendendo 300 metros de natação e 2000 metros de corrida.
 
Pelas 17.00 será dado o tiro de partida para a derradeira prova da tarde, o Nacional de Clubes de Aquatlo. Aqui os clubes apresentam-se com equipas de 3 elementos, em que cada um cumpre 300 metros de natação e 2000 metros de corrida. O terceiro elemento cruza a linha de meta, definindo o resultado da formação.
 
No dia seguinte, domingo, terão lugar três provas: o Duatlo BTT Polacos da Serra, o Duatlo BTT de Chaves e o Triatlo de Montemor-o-Velho.
 
Organizado pelo Regimento de Artilharia N.º 5, em parceria com a FTP, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Gaianima EM, o Duatlo BTT Polacos da Serra é uma prova dirigida aos Militares sendo disputada na vertente todo-o-terreno e na distância sprint: 4500 metros de corrida, 23Km de BTT e 1500 na corrida final. A partida será dada pelas 10.00 e terá o seu núcleo central da prova instalado na Serra do Pilar.
 
Mais a Noroeste, em Chaves, tem lugar a primeira incursão da modalidade a Trás-os-Montes, resultado da iniciativa da Câmara Municipal de Chaves em parceria com o BTT Clube de Chaves, o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães e Federação de Triatlo de Portugal.
 
O núcleo central da prova, estará instalado no Parque das Caldas. Será ali que os mais jovens irão disputar as suas provas e será também ali que estará instalado o Parque de Transição, Partida e Meta.
 
A partida para a Prova Aberta vai acontecer pelas 10.30 e será disputada na distância Sprint: compreendendo um percurso de corrida com uma extensão de 5000 metros, divididos em duas voltas desenhadas dentro do Parque das Caldas. Seguem-se 21Km de BTT, também divididos em duas voltas. O percurso idealizado é misto, com terra batida e alcatrão, prevendo-se por isso que as médias sejam elevadas. O segmento de corrida final, decisivo para na definição da classificação, é constituído por 2500 metros de corrida.
 
Finalmente, em Montemor-o-Velho, tem lugar a quarta etapa do Campeonato Nacional de Triatlo, uma competição que este ano se iniciou em Alpiarça, passando depois por Quarteira e Estoril. Ao cabo das três etapas já realizadas é o C.D. "Os Águias" de Alpiarça quem lidera a classificação feminina com 840 pontos, segue-se a formação do Garmin Olímpico de Oeiras e Alhandra Sporting Clube, respectivamente com 730 e 370 pontos. No sector masculino é igualmente o C.D. "Os Águias" de Alpiarça quem surge na frente da classificação, com 810 pontos, seguido por S.L. Benfica e Sporting Clube de Portugal, respectivamente com 760 e 740 pontos.
 
Em Montemor-o-Velho a formação feminina do C.D. "Os Águias" de Alpiarça, volta a perfilar-se como candidata à vitória colectiva, apresentando também diversas atletas capazes de lutar pela vitória individual, como é o caso de Sara Tenrinho e Ana Filipa Santos. Por seu turno, o Garmin Olímpico de Oeiras apresenta-se com Bárbara Clemente e Cecília Shinn como principais referências. Ainda que sem poder pontuar para a classificação colectiva (já que só apresenta duas atletas na lista de inscritos), a formação do Sporting Clube de Portugal conta, pela primeira vez, com a recuperada Katarina Larsson.
 
No sector masculino, o cenário é algo semelhante, com Brais Canosa, Rui Tenrinho, Rafael Ribeiro, Ricardo Calado e Ricardo Jorge o "Águias" apresenta-se como forte candidato ao triunfo individual e colectivo. No entanto, a luta promete ser animada, o Sporting CP apresentar-se com uma formação forte, liderada por Filipe Azevedo e João Ferreira. Outras das formações que se perfila com capacidade para se intrometer na luta individual e colectiva é o Clube dos Galitos que se apresenta com Pedro Laginha Palma e Tiago Maia como principais referências.
 
Outros atletas que poderão lutar pelas primeiras posições da classificação individual são João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras) e Alberto González (Clube de Triatlo de Perosinho). 

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 11:51:25

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...