15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Fátima e Rio Maior na rota dos Campeonatos Nacionais Jovem e de Clubes de Duatlo

Após um fim-de-semana de interregno as competições nacionais estão de volta. Assim, no próximo Sábado, Fátima recebe a 3.ª etapa do Campeonato Nacional Jovem. Disputadas que estão as etapas de Vila Franca de Xira e Arronches, na frente da competição segue o Clube de Natação de Torres Novas, seguido por Alhandra Sporting Clube e Teleperformance – “os belenenses”.

No dia seguinte, Domingo, estará em disputa a terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. Uma competição que passou já por Amora e Arronches para agora regressar a Rio Maior.

Duatlo de Fátima

O I Duatlo Jovem de Fátima é uma organização conjunta do Grupo de Atletismo de Fátima e da Federação de Triatlo de Portugal, sendo constituído por uma Prova Jovem, pontuável para o Campeonato Nacional Jovem e por uma Prova Aberta (na distância Super-Sprint), ambas realizadas com bicicletas todo-o-terreno e que irão reunir muito perto de 450 atletas, na sua esmagadora maioria jovens.

O núcleo central da prova estará instalado junto ao Estádio Municipal de Fátima. O Secretariado de apoio ao evento estará aberto a partir das 12:00 e a primeira prova, a dos Benjamins arrancará pelas 14:00. Seguem-se as provas dos escalões Infantis, Iniciados e Juvenis. As distâncias a cumprir variam consoante o escalão e poderão ser consultadas no Regulamento e nos Mapas dos percursos.

Pelas 16:30 arranca uma prova aberta a todos os interessados, dirigida aos mais novos e todos quantos se queiram iniciar na modalidade e que será composta por 1900m na primeira corrida, seguido por 8000m de BTT e, finalmente 1000 metros na segunda corrida.

Duatlo de Rio Maior

No dia seguinte, o Duatlo regressa a Rio Maior, cidade que em 1995 chegou a integrar o Campeonato Ibérico da modalidade. Este ano, o evento, organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Rio Maior, DESMOR e Federação de Triatlo de Portugal integra duas provas: a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes e uma Prova Aberta, dirigida aos mais jovens, aos estreantes e a todos os interessados em experimentar a modalidade.

O percurso, que vai passar por algumas das principais ruas da cidade, terá a partida junto ao Complexo de Piscinas, onde também será instalado o parque de transição, e a meta em frente ao Centro de Estágios e Formação Desportiva.

A etapa do Campeonato Nacional de Clubes tem a partida agendada para as 11h00, e será composta por 5000 metros de corrida, 19800 de ciclismo e finalmente, 2500 metros de corrida. Antes disso, pelas 9h00 horas, realiza-se uma Prova Aberta na distância Super-Sprint (2500m - 6600m - 1000m). Para ambas as provas, a meta de partida estará instalada na estrada das Marinhas, junto às Piscinas Municipais.

Recorde-se que em 2013 o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo é composto por 5 etapas: Amora, Arronches, Rio Maior, Torres Vedras e Almeirim. Disputadas as duas primeiras etapas a liderança feminina pertence ao CD "Os Águias" de Alpiarça, seguido por Sporting Clube de Portugal e Garmin Olímpico de Oeiras. No sector masculino, a liderança pertence igualmente ao CD "Os Águias" de Alpiarça, seguido do Garmin Olímpico de Oeiras e do Sporting Clube de Portugal.

Integrados no pelotão vão estar muitos dos melhores duatletas e triatletas nacionais, com destaque para um interessante duelo entre todas as vencedoras de provas de Duatlo este ano em Portugal: Cristiana Valente (Clubes dos Galitos), que venceu no Jamor, Luísa Condeço (CD "Os Águias" de Alpiarça), que venceu nas Lezírias, a olímpica brasileira Pamella Oliveira (CD "Os Águias" de Alpiarça), que venceu do Duatlo da Amora e ainda de Rita Maria Lopes (Amiciclo), que venceu em Arronches.

Já no lado masculino, a prova apresenta um leque muito alargado de candidatos aos lugares da frente. Nesse lote estão atletas que vão, desde os mais jovens (ainda juniores) Ricardo Calado e David Luís (ambos CD "Águias" de Alpiarça), passando pelos Sub23 Paulo Júnior e Rafael Ribeiro (também do CD "Águias" de Alpiarça) até aos mais experientes Luís Almeida, Marco Costa (ambos do Garmin Olímpico de Oeiras), Vasco Pessoa, Rafael Fonseca, Bruno Matheus (todos do CD "Águias" de Alpiarça). Depois de duas prestações que lhe valeram o 2.º lugar nos Duatlos das Lezírias e da Amora o madeirense Ricardo Gouveia (Ludens de Machico/Ourinvest Talento Gótico) apresentar-se-á, certamente, como um dos atletas com maior vontade de alcançar a vitória nesta prova.
  

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 13:30:56

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...