14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Fátima recebe duas etapas do Nacional de Clubes

Depois de um curto interregno está de volta o Campeonato Nacional de Clubes e o regresso é feito com jornada dupla, revestindo-se por isso de grande importância. Fátima é o palco escolhido para a disputa de duas provas: um Duatlo na Distância Sprint que vale 210 pontos para o clube vencedor e um Duatlo de Equipa (estafetas de 3 elementos) onde os clubes vencedores vão amealhar 420 pontos.

Ainda que as vitórias individuais sejam de grande importância, o grande aliciante do fim-de-semana são os resultados colectivos. Ao cabo das quatro etapas já disputadas (Arronches, Alpiarça, Vila Real de Santo António e Quarteira) o Garmin Olímpico de Oeiras lidera a competição feminina com 750 pontos. Na segunda posição, com 590 pontos, surge o Alhandra Sporting Clube e o Sporting Clube de Portugal, com 530, é agora terceiro.

No sector masculino, a liderança está igualmente nas mãos do Garmin Olímpico de Oeiras, graças aos 720 pontos somados nas quatro primeiras etapas. O segundo lugar é ocupado pelo Núcleo Sportinguista da Golegã, com 660 pontos e, na terceira posição, está o Peniche Amigos Clube, com 610. Na quarta e quinta posição, ambos com 600 pontos, estão o Clube dos Galitos e o Alhandra Sporting Clube.

O evento do próximo fim-de-semana arranca às 15:30 de sábado, com a disputa de uma Prova Aberta, composta de 2000 metros de corrida, 8Km de ciclismo e 1000 metros no segmento de corrida final.

Pelas 16.30 é a vez de praticamente 200 atletas cumprirem os 5km de corrida, 20km de ciclismo e 2.5km de corrida que compõem a 5ª etapa do Nacional de Clubes. Com o Campeonato Nacional Individual de Duatlo a disputar-se dentro de uma semana em Torres Vedras são muitos os atletas de topo que escolheram Fátima para fazer um derradeiro teste à sua condição e, simultaneamente, contribuir para o desempenho colectivo da equipa. Assim, entre as candidatas ao triunfo surgem as duas atletas do Clube dos Galitos, Ana Filipa Santos e Cristiana Valente, bem como Joana Marques, Ana Teresa Machado e Bárbara Clemente (as três do Garmin Olímpico de Oeiras) e ainda Sara Tenrinho, Vitória Oliveira e Erica Cardigo.

No sector masculino, espera-se uma prova muito aberta, com candidatos ao triunfo vindos de todos os escalões: desde cadetes a veteranos. Entre esses candidatos incluem-se José Estrangeiro (AAC), Hugo Alves (CT Fundão), Luís Almeida (Garmin O.Oeiras), João Amorim (Alhandra SC), Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça), Tiago Teixeira (Clube dos Galitos), Custódio António e Marco Costa (ambos do Garmin O.Oeiras).

O segundo dia de competições (domingo) arranca pelas 10.30. Em disputa estará a 6ª etapa do Nacional de Clubes, uma prova onde os clubes se apresentam com equipas de 3 elementos (todos do mesmo género, uma vez que existem uma competição masculina e uma feminina). Cada um desses elementos cumpre uma prova na distância super-sprint (2km-8km-1km), passa o testemunho ao colega e o terceiro elemento da equipa cruza a linha de meta, definindo assim o resultado final.

Nesta prova vão estar 50 formações, num total de 150 atletas, numa luta que promete ser extremamente animada. No sector masculino destacam-se as formações do Garmin Olímpico de Oeiras (com José Veiga, João Serrano e Marco Costa), do Núcleo Sportinguista da Golegã (com Pedro Gaspar, Rafael Domingos e Luis Cancela), dos “Águias” de Alpiarça (com Miguel Arraiolos, João Ferreira e Ricardo Calado e ainda uma segunda equipa com Ricardo Jorge, Rui Tenrinho e Vasco Pessoa) e ainda a equipa do Alhandra Sporting Clube (com Rafael Ribeiro, Miguel Fernandes e João Amorim).

No sector feminino, o Garmin Olímpico de Oeiras vai procurar defender, e quem sabe aumentar, a sua liderança no nacional de clubes, apresentando-se com Joana Marques, Ana Teresa Machado e Bárbara Clemente. Na luta pela vitória na prova estarão certamente a equipa dos “Águias” de Alpiarça (com Luísa Condeço, Andreia Ferrum e Sara Tenrinho), a equipa do Alhandra Sporting Clube (com Liliana Alexandre, Sofia Hipólito e Melanie Santos) e o Sporting Clube de Portugal (com Katarina Larsson, Ana Casteleiro e Ana Pereira).
  

Periodicidade Diária

terça-feira, 14 de julho de 2020 – 06:03:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...