15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Europeu de Duatlo: Alexandre Nobre 5º classificado Júnior

A cidade de Horst, na Holanda, recebeu hoje os Campeonatos da Europa de Duatlo Longo no escalão Elite, bem como os Europeus de Duatlo Júnior. Nesta última, Portugal contou com três atletas. De entre eles, destacou-se Alexandre Nobre classificando-se na 5ª posição. Em prova estiveram ainda Ricardo Calado, que terminou na 14ª posição, e Francisco Machado, que se viu forçado a abandonar após sofrer uma queda no segmento de ciclismo.
 
Na prova de Elite Feminina Portugal foi representado por Cristiana Valenteu que cumpriu o seu objectivo: foi 14ª classificada e averbou pontos que lhe permitirão marcar presença nos Jogos Mundiais de Cali.
 
 
O Europeu de Duatlo Júnior
 
Nos juniores masculinos o trio de portugueses, composto por Alexandre Nobre, Ricardo Calado e Francisco Machado integraram sem problemas o grupo da liderança ao cabo do segmento de corrida inicial (com 5km de extensão). Seguiram-se 20Km de ciclismo muito disputados e marcados por um percurso algo duro. Nessa fase Francisco Machado sofreu uma queda, que embora sem consequências de maior, o afastou da prova.
 
Nesta fase da prova quem se mostrava muito bem e aguentava o ritmo dos líderes era Alexandre Nobre. Por seu turno, Ricardo Calado integrava o primeiro grupo perseguidor.
 
No segmento de corrida final (com 2.5Km de extensão), o atleta da casa, Jerik Van Egdom (segundo classificado em na Taça da Europa Júnior de Quarteira) imprimiu um ritmo muito vivo que fragmentou o grupo da liderança, averbando a vitória. No segundo lugar ficava o britânico Liam Lloyd e o espanhol Grau completou o pódio. Alexandre Nobre voltou a cumprir uma corrida de bom nível terminando na 5ª posição final. Ricardo Calado terminou na 14ª posição.
 
O Europeu de Duatlo Longo, Elite Feminina
 
A prova de elite foi disputada na distância de 15km de corrida, 60Km de ciclismo e 7.5Km na corrida final. Considerando que o período de qualificação para os Jogos Mundiais de Cali termina no final do mês de Maio esta prova foi a derradeira oportunidade para, em solo europeu, os atletas assegurarem a participação no maior acontecimento mundial para as modalidades não-olímpicas. Portugal, por intermédio de Sérgio Silva, tem já uma vaga assegurada na competição masculina dos Jogos Mundiais de Cali. No entanto, no sector feminino, essa participação foi assegurada hoje com mais uma prestação de bom nível por parte de Cristiana Valente.
 
Ao cabo dos 15km de corrida iniciais Cristiana Valente era a 8ª classificada. Seguiram-se 60km de ciclismo muito duros, onde a atleta portuguesa perdeu algumas posições, chegando à transição na 14ª posição. Na corrida final, não se registaram alterações de posição e Cristiana Valente cumpriu com o objectivo delineado para esta participação: somar pontos ITU e garantir uma participação feminina portuguesa no Jogos de Cali.
 
A prova foi ganha pela britância Lucy Gossage. Seguiu-se a sueca Eva Nystrom. O pódio ficou completo com a alemã Jenny Schultz. 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 15:48:27

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...