15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Estrangeiros são a maioria em megaevento de triatlo

A 10ª edição do Triatlo Internacional de Longa Distância de Lisboa (Lisbon Long Distance International Triathlon), que terá lugar este sábado no Parque das Nações, é muito mais do que uma simples prova na distância conhecida como Half-Ironman: 1,9 Km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Trata-se de um grande evento desportivo para toda a família, com a participação de mais de 1000 atletas, oriundos de 38 países diferentes. E até vai realizar-se uma Batalha dos Sexos.

 

Aliás, mais de metade dos participantes vem de fora de Portugal. “Este ano 75% dos atletas inscritos são estrangeiros”, revelou Paulo Leite, Diretor do evento, à assessoria de imprensa da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).



“O Lisbon Long Distance International Triathlon tem impacto na economia portuguesa. E posso indicar dados concretos: cada atleta traz uma média de 1,5 acompanhantes, passando duas noites e três dias em Lisboa, com uma gasto médio diário, por pessoa, de 360 euros.”



Em relação à edição do ano passado, o número de inscritos no total de provas quase duplicou (e esgotou): de cerca de 600 para 1100.



Para além da prova principal, que servirá para a disputa da segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo, existirá também a chamada Batalha dos Sexos, uma prova com metade da distância do Half-Ironman. Serão 950 m natação, 45 km ciclismo e 10,5 km corrida, em que as mulheres partem 14 minutos antes dos homens e existirá apenas um vencedor e uma classificação, independentemente de serem do sexo feminino ou masculino.



“Procuramos que o evento tenha atrativos para todas as pessoas. Este ano introduzimos a prova de aquatlo para os miúdos e na distância principal temos, para além da elite e dos tradicionais grupos de idade, um escalão para homens com mais de 90kg e mulheres com mais de 80kg, a que chamamos Clydesdale, outro para administradores e/ou donos de empresas, o CEO, e ainda um para militares e outro por estafetas”, explica Paulo Leite.



Na verdade, o evento já começou esta quinta-feira (dia 1), com a abertura do secretariado e de uma feira, em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, no lado do rio, com expositores vários, um espaço de restauração e várias atividades e zonas de diversão para as crianças. O espaço estará aberto esta sexta-feira durante todo o dia, incluindo um passeio organizado, de livre acesso a todos, pelas 11h00, de bicicleta. Basta aparecer com a “bicla” e um capacete.



As provas propriamente ditas terão lugar no sábado de manhã, com partidas a partir das 8h00. O segmento de natação será realizado na Doca dos Olivais, junto ao Oceanário, tendo este ano a meta da prova, junto a Pavilhão de Portugal, bancadas para o público.



Este ano as inscrições para o Triatlo Internacional de Longa Distância de Lisboa esgotaram muito antes do tempo.

Periodicidade Diária

terça-feira, 2 de março de 2021 – 20:27:15

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...