16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Etapa 4 do Campeonato Nacional de Clubes

Para além das duas Taças da Europa de Triatlo que se disputam este fim-de-semana em Quarteira, vai ainda realizar-se ali, no domingo, a quarta etapa do Campeonato Nacional de Clubes.

Disputados que estão o Duatlo de Arronches, o Triatlo de Alpiarça e o Triatlo Longo de Vila Real de Santo Antonio o líder da competição, tanto em masculinos e femininos é agora o Garmin Olímpico de Oeiras, que aproveitou da melhor forma o Triatlo Longo do passado fim-de-semana para se posicionar na liderança.

Com o novo figurino do Campeonato Nacional de Clubes, todas as disciplinas (Triatlo, Duatlo, Aquatlo e Aquabike) e todas as distâncias (Sprint, Olímpico e Longo), na vertente de estrada passaram a contar para a classificação final do nacional de clubes.

Recorde-se que esta competição aglutinou as provas que, em 2011, constituíam a Taça de Portugal, os diferentes Campeonatos Nacionais de Clubes e as provas de estrada de Aquabike.

A classificação deste Campeonato Nacional de Clubes resultará da soma de todas as pontuações obtidas nas etapas do calendário 2012 e ainda, no final, da classificação do Campeonato Nacional Jovem, premiando-se assim os clubes mais ecléticos.

As provas de Triatlo, Duatlo, Aquatlo e Aquabike têm o mesmo peso para a ponderação final do Campeonato Nacional de Clubes. Contudo, a quantidade de provas de cada uma das disciplinas faz a diferença no respectivo “peso relativo”.

Após a etapa de Triatlo Longo do passado fim-de-semana operou-se uma verdadeira revolução na classificação: o Garmin Olímpico de Oeiras, foi a única equipa feminina a pontuar e possui agora 560 pontos. Na segunda posição surge o C.D. “Águias” de Alpiarça, com 420 pontos e o Alhandra Sporting Clube está na terceira posição, com 380 pontos.

Na etapa de Quarteira as líderes voltam a apresentar uma equipa muito competitiva com Bárbara Clemente, Joana Marques e Cecília Shinn, todas elas igualmente candidatas ao pódio individual. Já os Águias de Alpiarça terão a parte significativa da sua equipa a competir na Taça da Europa, ficando por isso impossibilitados de lutar pela vitória colectiva na prova. Por seu turno, o Alhandra Sporting Clube apresentar-se-á em Quarteira com uma boa formação: Vanessa Valente, Liliana Alexandre, Ana Sofia Sampaio e Laura Bento vão certamente lutar pelos lugares da frente e contribuir para um bom resultado colectivo.

Quem poderá tirar partida da prova de domingo para subir na classificação é a equipa do Sporting Clube de Portugal (4º, com 350 pontos) que tem Katarina Larsson como a principal candidata à vitória individual na prova.

No lado masculino a luta está ainda mais renhida: o Garmin Olímpico de Oeiras é primeiro, com 550 pontos, e a seguir surgem três equipas com os mesmos 480 pontos: Clube dos Galitos, Núcleo Sportinguista da Golegã e Peniche A.C. Desta forma, o resultado de Quarteira vai ser importante para reordenar a tabela.

Em termos individuais, Vasco Pessoa (C.D. “Águias” de Alpiarça) surge como natural candidato à vitória. Com ele, na luta pela vitória deverão estar Pedro Gomes (Garmin Olímpico de Oeiras), os atletas espanhóis do CT Perosinho Alberto Gonzalez e Pedro Eloy Martin, ou ainda Diogo Custódio (Sporting CP) e Diogo Rosa (Núcleo Sportinguista da Golegã).

Colectivamente, a prova estará extremamente aberta com mais de uma dezena de equipas a apresentar capacidade de lutar pelo top5 de equipas. Apesar disso, poderá atribuir-se algum favoritismo ao Sporting CP, CT Perosinho, Alhandra Sporting Club e CD “Águias” de Alpiarça.

Esta 4ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes terá inicio às 11:30 de domingo, logo após a disputa da Taça da Europa de Triatlo Júnior.
  

Periodicidade Diária

terça-feira, 28 de setembro de 2021 – 05:19:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...