15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Entrevista de João Pereira: "Quero ganhar consistência e ficar entre os 10 primeiros mundiais"

Penso que o segredo para o sucesso, em 2014, vai ser fazer uma boa planificação das provas”, afirmou o triatleta do Benfica, treinado por Lino Barruncho, em entrevista ao site da FTP, sobre o primeiro ano de qualificação para os Jogos Olímpicos, no Brasil, em 2016.

 

Os critérios para o apuramento para o sonho olímpico já foram divulgados pela Federação Internacional de Triatlo (ITU) e João Pereira considera-os “rígidos e apertados”, mas são, ao mesmo tempo, “o que esperava”.

 

João Pereira começa o novo ano sentir-se muito bem fisicamente. As festividades de Natal e Ano Novo tiraram-no um pouco da piscina, mas continuou a fazer os seus treinos de corrida e bicicleta. A partir desta quinta-feira, dia 2 de janeiro, as suas rotinas voltam a entrar nos eixos, trabalhando diariamente, de forma árdua, para que a sua forma física vá em crescendo dia após dia. 

 

“Vou começar a época, a nível internacional, na Nova Zelândia”, anunciou, referindo-se à primeira etapa do circuito mundial - 2013 World Triathlon Series, que se vai realizar a 6 de abril e onde o ano passado sofreu uma queda aparatosa que o obrigou a falhar a etapa seguinte, nos Estados Unidos.

 

Mesmo assim, João Pereira fez uma excelente época, subindo do 60.º para o 18.º posto do ranking mundial (World Triathlon Series), após ter sido 10.º classificado na prova de elite da finalíssima de Londres, em setembro. É, atualmente, o segundo melhor português a nível internacional, a seguir a João Silva, reunindo grandes esperanças em torno de uma presença olímpica em 2016.

 

Gostava de terminar 2014 nos 10 primeiros lugares do ranking mundial. Já me dava uma grande tranquilidade. A qualificação olímpica vai começar este ano (dura até maio de 2016) e ainda há tempo para chegar aos lugares cimeiros”, afirmou.

 

Este ano quero ganhar consistência. Quero ser eu a dominar uma prova e não ser ela a dominar-me. Quando não se está à vontade numa prova, não se tem controlo sobre ela. Também quero dar um salto qualitativo no segmento da natação”, afirmou e explicou o atleta de elite, de 26 anos, que recentemente renovou contrato com o Benfica até ao final do ciclo olímpico.

 

Fiquei muito satisfeito por renovar. Deu alguma serenidade à minha carreira. E considero-o reflexo do bom trabalho que tenho feito”, comentou sobre a renovação com o clube da águia, onde está também João Silva.

 

Em 2014, João Pereira conta participar “em cinco etapas do circuito mundial, no Campeonato de Europa e ainda fazer uma ou duas provas da Taça do Mundo”. Ao nível de clubes, o internacional português quer ajudar o Benfica a sagrar-se campeão nacional. “As mudanças feitas pela federação no calendário nacional são boas para os clubes. Vai permitir que se concentrem mais em determinados objetivos”, elogiou João Pereira.

 

A nível pessoal, o atleta das Caldas da Rainha vai ter especial atenção aos amigos. “O objetivo é, entre o que vou perdendo da vida devido aos muitos treinos, ir conseguindo, ao menos, manter os meus amigos. Quando se está em baixo, os amigos são fundamentais e precisamos de cuidar deles”, afirmou, prometendo “mais empenho” em todas as áreas da sua vida.

Periodicidade Diária

domingo, 17 de janeiro de 2021 – 15:54:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...