Encontro Nacional de Escolas e Programa de Detecção de Talentos

Ao longo dos próximos dias 14, 15 e 16 de Junho Alpiarça irá receber o Encontro Nacional de Escolas de Triatlo. Uma actividade integralmente dedicada aos mais novos e de cujo programa fazem parte a Detecção de Talentos 2013 e um Fórum dedicado ao Projecto Triatlo Jovem 2013-2016.

O evento é dirigido a todas as Escolas dos Clubes de Triatlo e Escolas do Ensino Oficial, que no âmbito do Desporto Escolar desejem desenvolver a modalidade de Triatlo.

Tendo presente o estádio de desenvolvimento da modalidade de Triatlo, nomeadamente nos escalões Jovens, a FTP pretende desenvolver projetos e atividades dirigidos a este grupo-alvo, procurando promover a modalidade e contribuir também para o trabalho de técnicos e treinadores.

Nesta fase de expansão da modalidade, e uma vez que muitos jovens ainda não tiveram contacto com a mesma, pretende-se criar condições para que um grande número de atletas, e potenciais atletas, participem em atividades de aperfeiçoamento e experimentação.

Outros dos objetivos que se pretende atingir com o desenvolvimento deste projeto passa por criar as condições para que um número crescente de Escolas participe nestes momentos de formação e convívio entre pares, introduzidos em conciliação com o quadro competitivo, contribuindo também para que treinadores adquiram novas ferramentas por forma a potenciar o seu trabalho na formação e captação de atletas.

No entanto, a atividade que agora se divulga não se destina exclusivamente aos mais jovens, mas também aos professores e treinadores que, no fundo, serão os grandes dinamizadores e elos de ligação aos jovens, garantindo a continuidade dos projetos escolares e clubísticos.

É neste contexto que, entre os próximos dias 14 e 16 de Junho, se organizará o I Encontro Nacional de Escolas de Triatlo de Alpiarça, cujo programa diário é o seguinte:

- 14 de Junho: dia dedicado ao treino dos diversos segmentos do triatlo, podendo os atletas passar pelas 4 estações de treino que a FTP garantirá (natação, ciclismo – gincana, corrida e transições); ao final do dia terá lugar a cerimónia de abertura pública do evento;

- 15 de Junho: dia dedicado ao Programa de Deteção de Talentos, onde se avaliarão as qualidades dos atletas através de testes específicos nos diferentes segmentos. Neste dia realiza-se ainda um Fórum de Triatlo, um momento de reflexão com todos os treinadores e professores para definir o futuro da modalidade no qual serão apresentadas as linhas orientadoras para o Triatlo Jovem até ao ano de 2016. Recorde-se todas os clubes foram convidados a contribuir para este reflexão devendo, para tal, remeter sugestões até ao próximo dia 1 de Junho;

- 16 de Junho: dia dedicado à competição, organizando-se uma prova de Aquatlo e outra de Triatlo BTT para quem quiser experimentar. 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...