15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Duatlo das Lezírias – Troféu José Luis de Matos

Ao longo do próximo fim-de-semana vão ser mais de 1000 os atletas a marcar presença no Duatlo das Lezírias, em Vila Franca de Xira. Entre eles, estarão praticamente todos os candidatos a representar Portugal nas competições internacionais 2011. A prova presta homenagem ao malogrado duatleta José Luis de Matos.

O Duatlo das Lezírias é uma das mais carismáticas provas do calendário nacional. Já na sua 15ª edição a prova volta a constituir um momento de homenagem ao duatleta das Selecções Nacionais, José Luís de Matos, natural de Vila de Franca de Xira.

Este ano a prova volta a contar com dois dias de competição. No sábado, a tarde está por conta dos atletas mais jovens que ali disputam a primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem, que ali disputam a primeira etapa do Campeonato Nacional Jovem. Na tarde deste primeiro dia realiza-se ainda uma Prova Lazer (na distância Super Sprint) que irá atrair muitos principiantes na modalidade.

No domingo, a partir das 10:30, arranca a prova com mais participantes do programa. Em disputa a 2ª etapa da Taça de Portugal PORterra. Ao todos serão praticamente 650 atletas a disputar os 6Km de corrida, 29Km de BTT e mais 3Km de corrida que compõe este Duatlo das Lezírias.

Entre estes quase 650 participantes estarão a esmagadora maioria dos atletas das Selecções Nacionais que ali farão o primeiro controlo competitivo com vista à representação nacional nas mais importantes competições mundiais. Considerando o perfil da prova, espera-se que Velocidade seja a palavra de ordem. A corrida completamente plana vai ser propícia às tentativas dos corredores mais fortes, casos de João Silva (Sporting CP - St.Peters School), Lino Barruncho (Olímpico de Oeiras) ou o atleta da casa, João Pereira (Alhandra SC). O segmento de ciclismo será igualmente muito plano e em teoria favorável a bons roladores, casos de Bruno Pais (SL Benfica), Miguel Arraiolos (Aguias de Alpiarça) ou Pedro Palma (DUNIK.PT-Clube dos Galitos). Mas o lote de figuras masculinas não se fica por aqui. O triatleta olímpico Duarte Marques (Águias de Alpiarça) será mais um dos muitos que confere ao pelotão das Lezírias um elevado nível competitivo.

No sector feminino a prova apresenta-se igualmente competitiva e aberta. Depois de algumas supresas na 1ª etapa da Taça de Portugal PORterra, disputada no Jamor, aguarda-se com grande expectativa este novo embate. Entre as principais candidatas aos lugares da frente e num pelotão com quase 80 atletas inscritas, destacam-se Maria Areosa (Olímpico de Oeiras), Bárbara Clemente (Olímpico de Oeiras), Mariana Costa (CT Fundão), Ana Teresa Machado (Olímpico de Oeiras), Ana Filipa Santos (CT Fundão), Patrícia Serafim (CT Fundão) ou Irina Coelho (Louletano).

Ao cabo da primeira etapa da Taça PORterra os "Águias" de Alpiarça lideram no sector masculino, enquanto que nos femininos é o Clube Olímpico de Oerias que parte na liderança do troféu.

A organização deste Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís de Matos está a cargo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alhandra Sporting Clube e da Federação de Triatlo de Portugal.
  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 30 de setembro de 2020 – 05:39:14

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...