15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Domínio sul-americano no Duatlo da Amora

Pamella Oliveira e Felipe Barraza vencem na Amora

O atleta chileno Felipe Barraza e a triatleta olímpica brasileira dos Águias de Alpiarça, Pamella Oliveira, foram os grandes vencedores da primeira edição do Duatlo da Amora, prova que marca a abertura do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo 2013.

Em termos colectivos CD “Os Águias” de Alpiarça dominou a prova: triunfou no sector masculino e feminino, assumindo também ainda a liderança na competição.


A competição masculina

Fruto da qualidade e igualdade de valores do pelotão que se apresentou à partida para esta primeira etapa do Nacional de Clubes de Duatlo, o primeiro segmento de corrida (com uma extensão de 5.000 metros) acabou por ser algo táctico, com os principais candidatos a integrarem um grupo com 12 unidades que chegou à primeira transição num espaço de apenas 5 segundos. Nesse grupo estavam: Ricardo Gouveia (Ludens de Machico/Ourinvest Talento), Marco Costa (Garmin Olímpico de Oeiras), Ricardo Calado e David Luis (ambos do CD "Águias" de Alpiarça), o chileno Felipe Barraza, Tiago Teixeira (Clube dos Galitos), Francisco Machado (SL Benfica), Rafael Fonseca e Soung Sin (ambos do CD "Águias" de Alpiarça), Luis Almeida (Garmin Olímpico de Oeiras), Rafael Ribeiro (CD "Águias" de Alpiarça) e João Curado (Sporting CP).

Com um grupo tão numeroso na frente, logo que se iniciou o segmento de ciclismo (com uma extensão de 20Km), iniciaram-se também os ataques e contra-ataques. Vindo de duas excelentes prestações nos primeiros duatlos da temporada (foi 4º no Duatlo do Jamor e 2º no Duatlo das Lezírias), o madeirense Ricardo Gouveia uniu esforços ao chileno Felipe Barraza e partiu em fuga, ganhando paulatinamente terreno a um primeiro grupo perseguidor, fortemente povoado de atletas do Águias de Alpiarça.

O entendimento da dupla da dianteira foi o melhor, contrastando com o dos perseguidores, que chegaram à segunda transição já com praticamente um minuto de desvantagem. Assim sendo, a prova acabou por ser decidir entre Ricardo Gouveia e Felipe Barraza.

Na corrida final (2.300m), o chileno que é ainda um atleta sub23 mas que em 2012 foi 10º na Taça do Mundo de Guatapé, mostrou boa condição e cumpriu uma corrida final de grande nível averbando a primeiro vitória da temporada. Ricardo Gouveia voltou a ser segundo e Marco Costa foi, de entre os 13 elementos do grupo perseguidor, o mais rápido na segunda corrida, completando o pódio.

Em termos colectivos, o Águias de Alpiarça venceu e assumiu a liderança da competição. No segundo lugar ficou o Garmin Olímpico de Oeiras e o Núcleo Sportinguista da Golegã completou o pódio.

A competição feminina

A triatleta olímpica nos Jogos Londres do CD "Os Águias" de Alpiarça, Pamella Oliveira, mostrou-se à altura dos pergaminhos e logo no primeiro segmento corrida foi-se destacando de toda a concorrência. Atrás dela, a 30 segundos ao cabo dos primeiros 5000 metros de corrida, surgia Cristiana Valente (Clube dos Galitos). Quase 50 segundos depois surgia um quarteto de atletas do CD "Águias" composto por Luísa Condeço, Sara Tenrinho, Ana Filipa Santos e Andreia Ferrum.

No segmento de ciclismo, a triatleta brasileira dilatou a sua vantagem para a perseguidora em mais 21 segundos. Já na fase final do segmento de ciclismo, Luísa Condeço destacou-se ligeiramente das suas colegas de equipa e entrou no parque isolada na terceira posição.

O segmento de corrida final serviu para Pamella Oliveira carimbar a sua vitória nesta primeira etapa do Nacional de Clubes de Duatlo. Cristiana Valente cumpriu uma segunda corrida ao mesmo nível na líder, terminando na segunda posição. O pódio ficou completo com a cadete Luísa Condeço.

Em termos colectivos, e à semelhança do que aconteceu no sector masculino, o CD "Os Águias" de Alpiarça venceu e assumiu a liderança da competição. No segundo lugar ficou o Sporting Clube de Portugal e o Garmin Olímpico de Oeiras foi terceiro.

Esta primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo foi uma organização conjunta da Associação Naval Amorense da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal. A próxima etapa da competição realiza-se já no próximo sábado em Arronches.

  

Periodicidade Diária

terça-feira, 2 de março de 2021 – 20:23:49

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...