15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Cristiana Valente e Hugo Ventura vencem Duatlo do Jamor - Sport Life

A Campeã Nacional de Duatlo, Cristiana Valente, do Clube dos Galitos, e o agora atleta do Sport Lisboa e Benfica, Hugo Ventura, foram os grandes vencedores da primeira etapa da Taça de Portugal PORterra, prova integrada no programa Duatlo do Jamor Sport Life que ao longo deste fim-de-semana levou perto de 1000 atletas a praticar Duatlo no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

As difíceis condições do segmento de BTT foram determinantes para a definição dos bases vencedores, que assentaram as suas vitórias numa primeira corrida muito sólida.

A prova masculina

Na competição masculina, Hugo Ventura fez parte de um grupo restrito que liderou a prova ao longo dos 5.000m que compunham o segmento de corrida inaugural. Com ele, na frente, seguiam João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), Ricardo Gouveia (Ludens de Machico/Ourinvest Talento), Ricardo Calado e Vasco Pessoa (ambos do C. D. "Os Águias" de Alpiarça).

Cumprido o primeiro segmento a prova entrava na sua fase decisiva: o segmento de BTT, com uma extensão de 15Km desenhados nas Matas do Jamor e que se apresentava em condições bem difíceis. Aí, o Campeão do Mundo de Triatlo Cross Sub23 de 2011, Hugo Ventura, mostrou o seu à vontade em cima da bicicleta e foi ganhando terreno a todos os adversários. João Serrano ficava na segunda posição e atrás dele ia-se assistindo a uma excelente recuperação por parte de João Pedro Pereira (Individual).

Hugo Ventura entrava novamente no parque de transição, instalado na liderança e com 1'26'' de vantagem sobre João Pedro Pereira, que entranto havia ultrapassado João Serrano. No segmento de corrida final (2500m), Ventura pôde gerir da melhor forma e celebrar a sua primeira vitória da temporada. Por seu turno, João Serrano teve de se aplicar a fundo para ultrapassar João Pedro Pereira e arrecadar o segundo lugar, relegando o o especialista em BTT para o terceiro lugar do pódio.

A luta colectiva (que resulta da soma dos tempos dos três primeiros atletas de cada equipa) foi igualmente animada. O Garmin Olímpico de Oeiras venceu, com 2'58'' de vantagem sobre o Sporting Clube de Portugal e 4'13'' sobre o Sport Lisboa e Benfica.

A prova feminina

No sector feminino assistiu-se a uma prova igualmente interessante. Depois, de no ano passado se ter sagrado Campeã Nacional de Duatlo e de ter representado Portugal no Mundial da especialidade, Cristiana Valente mostou boa forma e destacou-se logo na primeira corrida. Atrás dela surgiam Luísa Condeço (CD "Águias" de Alpiarça), logo seguida de Rita Maria Lopes (Amiciclo), ambas a pouco mais de 1'20''.

O segmento de BTT permitiu à atleta dos Galitos dilatar em mais 30 segundos a sua vantagem sobre a jovem Luísa Condeço. Assim, tal como no sector masculino também a líder pôde cumprir uma corrida final em ritmo moderado e desfrutar de mais uma vitória na sua carreira como duatleta. Luísa Condeço terminou na segunda posição a 3'04'' da vencedora, seguindo-se Rita Maria Lopes na terceira posição.

Colectivamente, os Águias de Alpiarça venceram. Na segunda posição classificou-se Garmin Olímpico de Oeiras e, na terceira posição, ficou o Núcleo Sportinguista da Golegã.

Para além da prova pontuável para a Taça de Portugal PORterra, que esta manhã se disputou, este VII Duatlo do Jamor incluía ainda no seu programa de ontem (sábado) a disputa de uma Prova Jovem (com os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis) pontuável para o Circuito Regional Centro e ainda de uma Prova Aberta, com distâncias mais curtas, que muitos aproveitaram para se estrear na modalidade.

O Duatlo do Jamor Sport Life foi uma organização conjunta da Federação de Triatlo de Portugal e do Clube Olímpico de Oeiras, contando com os apoios da Câmara Municipal de Oeiras e do Centro Desportivo Nacional do Jamor.


  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 5 de março de 2021 – 16:51:17

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...