15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Cristiana Valente e Sérgio Silva sagram-se Campeões de Duatlo

Torres Vedras coroou esta manhã a dupla do Clube dos Galitos, Cristiana Valente e Sérgio Silva, como Campeões Nacionais de Duatlo 2013. Em masculinos, Sérgio Silva liderou a prova no segmento de corrida inicial, tendo mais tarde, no segmento de ciclismo, sido absorvido por um grupo de sete unidades onde se incluíam Daniel Martins (AMCR Fonte Grada) e João Ferreira (Sporting CP). No entanto, na corrida final, Sérgio Silva voltou a isolar-se e averbou mais um título nacional para o seu currículo. Daniel Martins e João Ferreira completaram o pódio masculino.
 
Na competição feminina, Cristiana Valente arrancou forte para a corrida inicial, procurando logo garantir a defesa do título. Ao cabo dos 10Km de corrida iniciais a vantagem sobre Ana Filipa Santos (CD “Os Águias” de Alpiarça) cifrava-se em 1:39. Pouco depois entrava no parque de transição Liliana Alexandre (Sporting CP). No segmento de ciclismo, a atleta do Galitos ainda dilatou a sua vantagem sobre as perseguidoras, assegurando uma corrida final mais tranquila. Na luta pela segunda posição, Ana Filipa Santos também tirou o melhor partido do duro segmento de ciclismo para aumentar a vantagem sobre Liliana Alexandre que, a competir em casa, completou o pódio absoluto feminino.
 
 
O programa do IV Duatlo de Torres Vedras arrancou pelas 09:30 com a disputa de uma Prova Aberta, na distância Super-Sprint, dirigida a todos quantos desejam experimentar a modalidade. Aqui o vencedor foi o atleta do TRI CAP-Penafirme, Rodrigo Inglês, seguido de Orlando Silva e de Guilherme Pires (CT Fundão).
 
Pelas 11:15 foi dada a partida para a prova principal do programa e que iria decidir os Campeões Nacionais 2013, sendo também pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. No lado masculino, e depois de um começo mais calmo, Sérgio Silva cumpriu os 10Km de corrida iniciais em 33'22'', entrando na transição com 52 segundos de vantagem sobre um grupo liderado pelo atleta da casa, Daniel Martins e onde se incluíam João Ferreira, Luís Almeida (Garmin Olímpico de Oeiras), Hugo Alves (CT Fundão), Ricardo Gomes (DAR - FERMAQ), André Guimarães (Lince Triathlon) e Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras). Já três minutos depois do líder, entrava no parque de transição um dos melhores ciclistas do pelotão, Ricardo Gouveia (Ludens de Machico/Ourinvest Talento Gótico), que sofreu bastante para acompanhar o ritmo dos adversários.
 
Sérgio Silva partiu numa toada conservadora para o ciclismo e ao cabo de alguns quilómetros foi absorvido pelo grupo perseguidor. Mais tarde também Ricardo Gouveia se juntou a grupo. E assim, com todos os favoritos na frente, a decisão da prova ficava adiada para o segmento de corrida final. Nos 5km de corrida finais, Hugo Alves e João Ferreira foram quem primeiro quebrou a ordem. No entanto, pouco depois, Sérgio Silva acelerou e mostrou porque é considerado um dos melhores duatletas mundias vencendo a prova. Também Daniel Martins fez um bom segmento, apesar de uma paragem na penalty box, e confirmou a sua grande evolução averbando a primeira medalha num Campeonato Nacional de Duatlo. O ainda sub-23 João Ferreira juntou o Bronze na classificação absoluta ao título nacional do escalão.
 
Em termos colectivos e no sector feminino, a vitória coube ao Garmin Olímpico de Oeiras, que assim assume a liderança no Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, tem agora 760 pontos, mais 50 que Sport Lisboa e Benfica, que hoje subiu ao segundo lugar, ultrapassando o CD “Os Águias” de Alpiarça. Na prova de hoje, a terceira equipa feminina foi a do Núcleo Sportinguista da Golegã, que subiu um lugar na classificação do Nacional de Clubes de Duatlo. É agora quarto, com 500 pontos.
 
Classificação Geral, após 4 etapas
1. Garmin Olímpico de Oeiras - 760
2. Sport Lisboa e Benfica - 710
3. C.D. "Águias" de Alpiarça - 630
 
No sector colectivo masculino, a vitória coube igualmente ao Garmin Olímpico de Oeiras, que dessa forma assume a liderança no Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, tem agora 760 pontos. Com o segundo lugar na prova de hoje, o Sporting CP sobe ao terceiro lugar da classificação, com 660 pontos. O pódio de hoje ficou completou com o Clube dos Galitos, que sobe do sétimo ao sexto lugar da classificação.
 
Classificação Geral, após 4 etapas
1. Garmin Olímpico de Oeiras - 760
2. C.D. "Águias" de Alpiarça - 710
3. Sporting Clube de Portugal - 660
 
 
Este evento foi organizado pela AMCR Fonte-Grada e Câmara Municipal de Torres Vedras, contando com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 07:48:26

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...