18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa de Triatlo - Juniores

É já no próximo fim-de-semana que Alanya, no sul da Turquia, se disputam os Campeonatos da Europa de Triatlo no escalão Elite, Júnior e de Paratriatlo. A Seleção Nacional é composta por 8 atletas júnior, 4 atletas Elite e ainda de um Paratriatleta.
 
Hoje trazemos-lhe os detalhes sobre as provas do escalão Júnior.
 
Os atletas do escalão júnior vão ser os primeiros a entrar em ação nos Europeus de Triatlo, que a partir de sexta-feira se disputam na cidade de Alanya, uma localidade que ao longo dos últimos anos tem sido palco habitual de provas da Taça da Europa de Triatlo.
 
Este ano, a Federação Turca deu mais um importante passo no seu processo de afirmação internacional e recebe uma competição onde participarão mais de 1200 atletas.
 
Ana Ramos, Andreia Ferrum, Luísa Condeço e Melanie Santos são as atletas nacionais que, a partir das 13.00 locais (11.00 em Portugal Continental) da próxima sexta-feira, vão procurar intrometer-se na luta pelas primeiras posições. Em 2012, em Eilat (Israel), Luísa Condeço foi a melhor representante nacional, terminando na 7ª posição. Este ano, os objetivos da equipa nacional passam por melhorar aquele resultado, mas, é sabido que as 60 atletas presentes estão no máximo da sua condição e não irão facilitar a vida às atletas nacionais.
O pelotão júnior feminino irá disputar uma prova na distância sprint (750m, 20Km, 5Km) e sua composição pode ser encontrado aqui. A vencedora da ronda inaugural da Taça da Europa de Quarteira, a eslovaca Ivana Kuriackova, alinha com o número 1.
 
No dia seguinte, sábado, é a vez de entrarem em ação os atletas juniores masculinos. A partida será dada pelas 12.00 locais (10.00 em Portugal Continental). À semelhança do que acontece no sector feminino, Portugal apresenta-se com uma formação composta por 4 elementos. São eles: Alexandre Nobre, David Luís, Francisco Machado e Pedro Gaspar. Em 2012, o melhor português foi Filipe Azevedo, na 25ª posição. No ano anterior, em Pontevedra, tambem havia sido Azevedo o melhor representante nacional, na 18ª posição.
 
Este ano, a formação nacional é composta por nadadores de bom nível, apostando em integrar o grupo da liderança à saída da água para que no segmento de corrida possam demonstrar o nível de corrida evidenciado nas provas de Quarteira, Horst e Vierzon.
 
O pelotão júnior masculino é composto por 80 atletas, sendo o número 1 envergado pelo francês Raphael Montoya, vencedor da Taça da Europa de Quarteira 2013.
Na prova de Elite, cujos detalhes serão brevemente anunciados estarão presentes Bruno Pais, Hugo Ventura, João Pereira e Miguel Arraiolos. Pedro Basílio, será o representante nacional no Paratriatlo. 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 18:31:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...