Campeonato da Europa de Triatlo Sub23

Holten é palco habitual de grandes competições mundiais e europeias, tendo sido ali que Vanessa Fernandes conquistou o Bronze no Europeu de Triatlo 2009 e João Pereira o Bronze na Taça do Mundo 2011. A partir de hoje e até ao próximo sábado, a pequena vila holandesa recebe também os Europeus dos escalões Youth e Sub23. Depois dos Youth (na quinta-feira), sábado é a vez de competirem os atletas Sub23, um escalão onde Portugal contará com cinco atletas: Filipe Azevedo, João Serrano, Pedro Mendes, Pedro Palma e Rafael Ribeiro.
 
Na sequência dos bons indicadores e performances registadas na temporada 2013, a Seleção Nacional parte com a ambição de estar na luta pelas primeiras posições.
 
Ao longo dos últimos anos, Portugal vem averbando resultados de relevo em Europeus do escalão Sub23. Em 2004, foram Bruno Pais e Vanessa Fernandes os Campeões da Europa do escalão. Nos dois anos que se seguiram, e ainda em 2008, Vanessa Fernandes repetiu o feito. Também em 2008 João Silva conquistava o primeiro dos seus três títulos e Miguel Arraiolos trazia para Portugal a medalha de Prata.
 
Este ano, a formação nacional é uma das mais homogéneas. Com percursos muito interessantes enquanto juniores, os cinco atletas nacionais reúnem todas as condições para estar entre os melhores do velho continente, ainda que a startlist da prova apresente grande qualidade.
 
De entre os cinco portugueses, Pedro Laginha Palma é aquele que maior experiência apresenta no escalão sub23. Em 2010, numa prova disputada em Vila Nova de Gaia, foi 14º classificado, sendo depois 8º em 2011 e 33º em 2012. João Serrano, um dos melhores nadadores internacionais fará a sua segunda participação em Europeus do escalão, tendo sido 19º classificado em 2011, em Eilat (Israel).
 
19º foi também a posição alcançada por Pedro Mendes na sua única participação em Europeus Sub23. O resultado foi obtido em 2012, numa prova disputada em Águilas (Espanha). Depois disso, o atleta minhoto tem apresentado uma evolução notória tendo já este ano sido 5º classificado na Taça da Europa de Triatlo de Banyoles, batendo-se de igual para igual com alguns dos melhores atletas do escalão Elite.
 
Por seu turno, Rafael Ribeiro e Filipe Azevedo farão a sua estreia em Europeus do escalão Sub23. Uma estreia que, a avaliar pelo que tiveram capacidade de fazer na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira - em que integraram o restrito grupo de atletas que veio a decidir entre si a prova, pode ser de bom nível.
 
A partida para uma prova a disputar na distância olímpica (1500 metros de natação, 40Km de ciclismo e 10Km de corrida) será dada pelas 9:30 portuguesas, adivinhando-se um segmento de natação disputado a grande intensidade à conta das presenças de atletas como o russo Igor Polyanskiy (Rússia), do norueguês Jorgen Gunderson (Noruega) ou dos alemães Maximilian Schwetz e Stefan Zachaeus.

Depois, dependendo de se registarem cortes no final do primeiro segmento a prova pode assumir uma toada muito rápida, de maneira a afastar da luta pelo título os corredores mais perigosos, como será o caso do, então o mais jovem triatleta nos Jogos de Londres 2012, Davide Uccellari (Itália) ou Jelle Geens (Bélgica).

Atento a todos as manobras estará a mais segura aposta britânica: Thomas Bishop, um atleta que vai passando despercebido à conta do sucesso dos irmãos Brownlee mas que já conquistou medalhas em todos os escalões, tanto em Campeonatos da Europa como do Mundo de Triatlo e de Duatlo.  

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...