Campeonato da Europa de Triatlo Youth

É já hoje, quinta-feira, dia 27 de Junho, que as duas equipas nacionais que participam no Europeu do escalão Youth competem em Holten, na Holanda. Alexandra Santos, Luísa Condeço e Vera Vilaça serão as representantes nacionais na prova feminina. José Felício, Miguel Cassiano e João Ferreira Pereira constituem a formação masculina.
 
Refira-se que o programa dos Europeus de Holten prossegue com o Campeonato da Europa de Triatlo do escalão Sub23, pelas 9.30 (em Lisboa) de sábado. Uma prova onde Portugal contará com Filipe Azevedo, João Serrano, Pedro Mendes, Pedro Palma e Rafael Ribeiro.
O escalão Youth
 
Para os atletas oriundos das escolas de formação, o escalão Youth representa a primeira oportunidade para competirem internacionalmente. Muitos dos atletas que se estreiam neste escalão vêm mais tarde a afirmar-se como grandes figuras mundiais. João Silva é disso exemplo.
 
Fruto da formação e renovação de talentos em curso, Portugal tem vindo a obter resultados de relevo nos Youth, sendo disso exemplo o título europeu feminino alcançado em 2012 em Pulpi - com uma equipa composta por Luísa Condeço, Melanie Santos e Sara Tenrinho - as 2ª e 3ª posições alcançadas por equipas nacionais no Europeu de Pulpi (2008) ou o 2ª lugar obtido em Rijeka (2006).
 
Num forte apelo ao espirito de equipa e de entreajuda, as provas internacionais para o escalão youth são disputadas por equipas. Assim, amanhã, em Holten na Holanda, os atletas irão competir em equipas de 3 elementos cumprindo cada atleta uma prova na distância super-sprint: 300m de natação, 8Km de ciclismo, 2km de corrida.
 
O escalão youth é adoptado a nivel europeu e inclui o último ano do escalão Juvenil e o escalão de Cadete.
 
De entre os 6 atletas nacionais, apenas Luísa Condeço (membro da equipa vencedora em 2012) e Miguel Cassiano (membro da equipa 5ª classificada em 2012) não estão a fazer a sua estreia em Selecções Nacionais. Depois das boas prestações conseguidas nas competições nacionais nas temporadas 2013, Alexandra Santos, Vera Vilaça, João Ferreira Pereira e José Felício estreiam-se, com grande motivação, nas competições internacionais.
 
Nas provas de amanhã (15.30 Femininas, 17.15 Masculinos) as formações nacionais vão disputar o título europeu com mais 24 formações masculinas e com 19 formações femininas. 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...