15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Campeões de Duatlo decidem-se domingo em Torres Vedras

Torres Vedras recebe no próximo domingo o Campeonato Nacional Absoluto de Duatlo. Organizado pela AMCR Fonte-Grada e Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, o evento terá em 2013 um número recorde de participações.
 
Na época passada os vencedores da prova e, consequentemente, os Campeões Nacionais de Duatlo foram Cristiana Valente e Tiago Silva. Este ano, a atleta dos Galitos voltar a estar na linha de partida para disputar o título. O mesmo não acontece no sector masculino, onde Tiago Silva é a grande ausência. Quem regressa às competições é Sérgio Silva, um dos mais galardoados duatletas mundiais, estará em Torres Vedras para tentar averbar o primeiro título ao serviço do Clube dos Galitos.
 
Logo a partir das 8.00 do próximo domingo, dia 14 de Abril, o núcleo central da prova, instalado junto ao Parque Verde da Várzea em Torres Vedras, ficará mais animado à medida que os perto de 300 atletas forem colocando os seus equipamentos no Parque de Transição.
 
O primeiro tiro de partida do dia será dado pelas 09.30 para a disputa de uma Prova Aberta. A distância cumprir compreende 2.500 metros corrida, 12.700 metros de ciclismo e 1.200 metros na segunda corrida. Em prova estarão atletas com níveis desportivos bem distintos, muitos dos quais nas suas primeiras experiências na modalidade.
 
Segue-se, pelas 11.00, a prova principal do programa: o Campeonato Nacional Absoluto de Duatlo, a disputar distância Standard (10.000m de corrida, 40Km de ciclismo, 5.000m na segunda corrida). Esta prova, para além de apurar os Campeões Nacionais 2013 irá também pontuar para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, que teve na Amora, Arronches e Rio Maior a suas primeiras etapas. Neste particular a classificação de cada equipa resultará da soma dos tempos dos três primeiros atletas de cada equipa.
 
Na conferência de imprensa que há pouco mais de uma semana se realizou estiveram presentes Francisco Cipriano, com 71 anos, é o atleta mais velho do pelotão nacional e vai ser um dos atletas que irá marcar presença da prova. Outros dos presentes nessa sessão foi Sérgio Silva, um dos melhores atletas mundiais de Duatlo e naturalmente um dos grandes candidatos ao triunfo na prova, manifestou-se muito entusiasmado pelo percurso que encontrou em Torres Vedras, deixando o repto para que mais atletas participem no evento, seja na Prova Aberta ou na prova de Campeonato Nacional.
 
As candidatas femininas
 
A Campeã Nacional de Duatlo em título, Cristiana Valente (Clube dos Galitos), encabeça a lista de candidatas ao triunfo.
 
A competir em casa, e certamente muito motivada com a sua primeira vitória absoluta numa competição nacional (em Quarteira, no domingo), estará Liliana Alexandre (Sporting CP).
 
Outras das candidatas às primeiras posições são Ana Sofia Henriques (Garmin Olímpico de Oeiras) e Sónia Quintela. Colectivamente, o Garmin Olímpico de Oeiras e o Núcleo Sportinguista da Golegã são os clubes mais apetrechados para lutar pela vitória colectiva nesta prova.
 
Recorde-se ao cabo das três primeiras etapas do Campeonato Nacional de Clubes é o CD "Os Águias" de Alpiarça quem lidera a classificação feminina, com 630 pontos. Na segunda posição está o Garmin Olímpico de Oeiras, com 550 pontos, seguido de Sport Lisboa e Benfica, com 520.
Os candidatos masculinos
 
Sérgio Silva (Clube dos Galitos), 5º classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo 2012 e já qualificado para os Jogos Mundiais parte como natural candidato ao triunfo na prova.
 
Apesar de ser um dos melhores corredores do pelotão mundial, Sérgio Silva, terá certamente forte oposição dos adversários, nomeadamente de Ricardo Gouveia (Ludens de Machico/Ourinvest Talento Gótico), um dos mais possantes ciclistas do pelotão nacional que irá tentar aproveitar da melhor forma o duro percurso de Torres Vedras para desgastar os adversários.
 
Com um bom lote de atletas em prova (Octávio Vicente, Marco Costa, Luís Almeida, Custódio António) o Garmin Olímpico de Oeiras irá certamente colocar em prática uma estratégia colectiva.
 
Outra formação com atletas capazes de estar entre os melhores será o Sporting CP, com João Ferreira e João Curado.
 
Dois atletas internacionais igualmente capazes de estar na luta pelas primeiras posições são Hugo Alves (CT Fundão) e André Guimarães (Lince Triathlon).
 
Tal como no sector feminino, o CD "Os Águias" de Alpiarça segue na liderança da classificação, com 610 pontos, seguido do Garmin Olímpico de Oeiras, com 550 e Núcleo Sportinguista da Golegã, com 490 pontos. 

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 02:02:28

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...