15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Campeonato da Europa de Duatlo Longo e de Juniores

A cidade holandesa de Horst, situada zona leste do país, recebe no próximo fim-de-semana o Europeu de Duatlo Longo, a disputar na distância de 15Km de corrida, 60Km de ciclismo e 7,5Km de corrida e que será determinante no processo de qualificação para os Jogos Mundiais de Cali, na Colômbia, agendados para o final do mês de Julho. Outro dos títulos em disputa é também o Europeu de Duatlo no escalão Júnior, este a disputar numa distância mais convencional, a sprint (5, 20, 2.5). Cristiana Valente será a representante nacional na Elite Feminina. Já nos Juniores, Portugal estará representado por Alexandre Nobre, Francisco Machado e Ricardo Calado.
 
Estes Europeus de Duatlo estão integradas num festival de duatlo, no qual participam atletas dos escalões Elite, Sub23, Juniores, Age-Groups e ainda os integrados numa prova aberta. De entre todos os eventos, aquele que maior atenção tem merecido é o Europeu de Longa Distância. Uma prova que irá determinar quem serão os atletas qualificados para representar os seus paíeses nos Jogos Mundiais, onde o Duatlo surge pela primeira vez integrado.
 
Uma vez que o período de qualificação termina no final do mês de Maio esta prova será a derradeira oportunidade para, em solo europeu, os atletas assegurarem a participação no maior acontecimento mundial para as modalidades não-olímpicas. Portugal, por intermédio de Sérgio Silva, tem já uma vaga assegurada na competição masculina dos Jogos de Cali. No entanto, no sector feminino, apesar de, à data de hoje, Cristiana Valente se encontrar no lote das qualificadas a portuguesa quer melhorar o seu posicionamento, por ter a garantir a qualificação.
 
Na competição feminina, a britância Lucy Gossage é a campeã em título e pretende revalidá-lo. Em 2012 Gossage bateu a sueca Eva Nystrom. As duas voltam a defrontar-se em Horst num duelo que promete grande emoção.
 
Por seu turno, Cristiana Valente parte para prova focada em somar pontos para o Ranking Mundial. No entanto, as boas prestações que vem averbando na temporada 2013 - arrancou a época a vencer no Jamor e revalidou o título nacional há uma semana em Torres Vedras - permitem-lhe pensar num bom resultado. Na sua estreia a nível mundial, em 2012, Valente foi 11ª na Elite e a 8ª classificada de entre as atletas do continente europeu.
 
Na prova que irá definir os Campeões da Europa de Duatlo Júnior, o atleta da casa, Jorik Van Egdom vem de um segundo lugar animador no Taça da Europa de Triatlo de Quarteira, onde mostrou capacidade para correr ao mais alto nível. No ano passado, em Horst, o holandês também foi segundo atrás de Richard Horton (Grã-Bretanha). Outro dos atletas que se mostrou muito bem em Quarteira e que se perfila como um sério candidato aos lugares da frente é o Irlandês Constantine Doherty que foi terceiro em Quarteira. O italiano Dalien Stateff, se surgir no seu melhor nível, como fez no Europeu de Triatlo Júnior de Eilat, pode certamente estar na luta pela vitória.
O trio de portugueses, composto por Alexandre Nobre, Ricardo Calado e Francisco Machado apresenta um perfil muito interessante para estar entre os primeiros. São todos excelentes corredores e poderão estar num grupo de restrito de atletas que discutam entre si os primeiros lugares. No processo de qualificação para este Campeonato da Europa, o trio de atletas passou pela Amora, Arronches e Rio Maior. Francisco Machado venceu na Amora e em Arronches conquistou o título nacional do escalão, logo seguido por Alexandre Nobre. Já Ricardo Calado deixou para Rio Maior a sua maior demonstração de força, onde obteve a segunda posição absoluta e venceu no escalão júnior. 

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 03:00:50

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...