14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Bruno Pais e Luísa Condeço triunfam no Jamor

O triatleta olímpico do Benfica e a jovem Luísa Condeço, dos "Águias" de Alpiarça foram os grandes vencedores da primeira etapa da Taça de Portugal PORterra, prova integrada no programa Duatlo do Jamor Sport Life que ao longo deste fim-de-semana levou cerca 1100 atletas a praticar Duatlo no Complexo Desportivo Nacional do Jamor.

Na competição masculina Bruno Pais chegou-se à frente a partir do terceiro km de corrida para não mais perder a liderança da prova. Já na competição feminina o público assistiu a uma luta emocionante entre Luísa Condeço e Patrícia Serafim (Garmin Olímpico de Oeiras) pela vitória.

Colectivamente, o Garmin Olímpico de Oeiras (masculinos) e os "Águias" de Alpiarça venceram e assume a liderança da Taça de Portugal PORterra que prossegue dentro de duas semanas no Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís de Matos.

A prova masculina
 
A fase inicial do segmento de corrida foi algo táctica. Os principais favoritos controlaram-se e mantiveram-se em grupo. À passagem pelo terceiro quilómetro o fundanense Hugo Alves acelerou e apenas Bruno Pais se manteve com ele. O duo destacou-se e chegou à transição com cerca de 15 segundos de vantagem sobre André Costa (Praças Armada), Hugo Ventura (Clube dos Galitos) e João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras). Por seu turno, Marco Sousa (Externato Cooperativo da Benedita) perdia cerca de 40 segundos para os líderes no final do primeiro segmento.

No segmento de BTT Bruno Pais isolou-se em definitivo e apenas o "betetista" Marco Sousa parecia andar ao nível do triatleta do Benfica. Sousa foi recuperando terreno para a frente aproximando-se de Hugo Alves e Hugo Ventura que fizeram parte do percurso juntos. Já no final dos 17km de BTT totalmente desenhados nas matas do Jamor, Alves sofreu um furo ficou arredado da luta por um lugar do pódio.

Na fase final do segmento Bruno Pais aumentou a vantagem para a concorrência (foi seu o melhor parcial do ciclismo) e chegou à segunda transição com cerca de 50 segundos de vantagem sobre Hugo Ventura e Marcou Sousa. Este dois discutiram o segundo lugar entre si, com o atleta dos Galitos a levar a melhor.
Depois de há uma semana ter vencido em casa (Duatlo BTT do Fundão, uma prova aberta), Bruno Pais voltou a vencer e deu mostras de boa forma para a jornada olímpica que se aproxima.

A luta colectiva (que resulta da soma dos tempos dos três primeiros atletas de cada equipa) foi igualmente muito animada. O Garmin Olímpico de Oeiras venceu, com apenas 25 segundos de vantagem sobre o Externato Cooperativo da Benedita. Na terceira posição ficou o Clube de Galitos.

A prova feminina
 
No sector feminino assistiu-se a uma prova extremamente renhida. Na primeira corrida todas as grandes candidatas ao triunfo se mantiveram muito próximas. À entrada para a primeira transição Cristiana Valente (Clube dos Galitos) surgia na frente com cerca de 10 segundos de vantagem sobre a vencedora 2011 da prova, Patrícia Serafim (Garmin Olímpico de Oeiras) e Luísa Condeço (CD "Águias" de Alpiarça).

No segmento de BTT rapidamente Patrícia Serafim se chegou à frente e procurou deixar para trás Luísa Condeço que insistia em se manter perto da atleta do Olímpico de Oeiras. Nesta fase da prova também Irina Coelho dava boa conta de si chegando mesmo a ultrapassar Cristiana Valente e a colocar-se na terceira posição.

A decisão da prova ficou adiada para os 2500 metros de corrida finais. Nesse segmento Luísa Condeço conseguiu finalmente destacar-se da resistente Patrícia Serafim e vencer a sua primeira prova em termos absolutos. Na segunda posição, a apenas 33 segundos, ficava a atleta do Garmin Olímpico de Oeiras. Na terceira posição termiva Cristiana Valente, registando o melhor parcial de corrida final.

Colectivamente, os Águias de Alpiarça venceram. Na segunda posição classificou-se Garmin Olímpico de Oeiras e, na terceira posição, ficou o Louletano.

O Duatlo do Jamor Sport Life contou com os apoios da Câmara Municipal de Oeiras e do Centro Desportivo Nacional do Jamor.  
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 6 de julho de 2020 – 20:04:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...