14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Benfica e "Os Águias" dominam primeira etapa do Nacional de Clubes

João Pereira, do Benfica, e Ana Filipa Santos, do CD “Os Águias” de Alpiarça, venceram este domingo o Triatlo de Alpiarça – Miguel Jourdan, em masculinos e femininos, respetivamente. Na primeira etapa do Nacional de Clubes, o Benfica triunfou coletivamente nos homens, enquanto nas mulheres foi a equipa da casa a assumir a liderança da competição que, este ano, tem apenas quatro etapas.

 

As provas feminina e masculina começaram com sete minutos de diferença no paredão da Albufeira dos Patudos, tendo o primeiro homem, Pedro Gaspar, alcançado o parque de transição quando as mulheres ainda saíam da água em grandes grupos. A primeira mulher a terminar os 750 m a nadar foi Helena Carvalho, destacada do grupo perseguidor.

 

Com o segmento de bicicleta (20 km) e de corrida (5 km) as posições foram-se alterando, mas o benfiquista João Pereira, no início da segunda e última volta de ciclismo, já liderava a prova, acabado no entanto por ser ultrapassado na passagem para a corrida, onde Pedro Gaspar voltou a chegar em primeiro lugar.

 

Nas senhoras, a transição para a corrida foi feita com um grupo de seis mulheres na liderança, seguidas já de perto pela campeão nacional individual de triatlo em título, Ana Filipa Santos, que acabaria por vencer em 1:05:37, seguida pela espanhola, que competiu a nível individual, Miriam Casillas (1:05:45), e a ainda júnior Melanie Santos, do Alhandra Sporting Clube (1:05:56).

 

Na prova masculina, João Pereira, 18ª do ranking mundial WTS, terminou destacado, em 1:02:59. O seu colega no Benfica, companheiro de treino e amigo, Miguel Arraiolos, foi segundo, 39 segundos depois (1:03:38) e o atleta júnior, do CD “Os Águias” de Alpiarça, David Luís foi terceiro em 1:04:01.

 

Esta primeira etapa do Nacional de Clubes - numa prova que serviu também para homenagear Miguel Jourdan – foi prova de seleção para a Taça da Europa da Quarteira, importante prova internacional que se realiza no nosso país a 12 e 13 de abril próximo. O selecionador nacional, Bruno Salvador, seguiu, por isso, no local a disputa com muita atenção. A lista de convocados será divulgada no decorrer da próxima semana.

 

A nível coletivo, Benfica, o CD “Os Águias” de Alpiarça e o Garmin Olímpico de Oeiras foram os três primeiros classificados masculinos, enquanto o CD “Os Águias” de Alpiarça, o Belenenses e o Sporting ocuparam o pódio feminino.

 

Na Prova Aberta, que decorreu antes da principal, venceram o juvenil do CN Torres Novas, Ricardo Batista, com 33:20, e a juvenil  Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Clube, com 35:46.


Periodicidade Diária

segunda-feira, 6 de julho de 2020 – 19:29:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...