14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Aveiro recebe nacionais de Triatlo

A cidade de Aveiro transforma-se este fim-de-semana na capital nacional do Triatlo. Ao longo do fim-de-semana vão ser três as provas em disputa, duas das quais Campeonato Nacionais, esperando-se mais de 450 participações.

No sábado à tarde disputa-se uma Prova Lazer e a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo. Finalmente, no domingo de manhã, estará em disputa o Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes.

Conheça aqui os detalhes das provas:

Depois de já ter organizado a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo, o Município de Aveiro volta a associar-se à modalidade e organiza, pelo quinta vez e bem no centro da cidade, um fim-de-semana totalmente dedicado ao Triatlo. Também à semelhança do sucedido nos dois últimos anos, o programa do evento inclui uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo (às 16:00), uma competição disputada na distância olímpica (1500m - 40Km - 10Km) e que reune os principais atletas nacionais.

Este ano, o programa do primeiro dia de provas inclui ainda uma Prova Lazer (às 15:00), a disputar na distância Super-Sprint, aberta a todos os interessados e que servirá de observação competitiva para os atletas mais jovens, candidatos a representar o país nos Europeus de Triatlo Youth (que após o cancelamento da prova prevista para a Polónia têm ainda nova data e local por anunciar).

Do programa do segundo dia do evento faz parte o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, uma competição disputada no formato de estafeta de três elementos em que cada um deles cumpre um triatlo na distância super-sprint (300 metros de natação, 8Km de ciclismo e 2Km de corrida), passa o testemunho ao colega de equipa para, finalmente, o terceiro elemento da equipa cruzar a linha de meta.

A primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo aconteceu no passado mês de Maio, em Montemor-o-Velho. Nessa ocasião o vencedor da prova masculina foi o brasileiro Marcus Fernandes, que bateu num apertado sprint o atleta do Clube dos Galitos (clube de Aveiro) Pedro Laginha Palma, que desta forma passou a liderar a classificação do Campeonato Nacional 2011. Na segunda posição da competição surge outro atleta dos Galitos: Hugo Ventura, que já este ano se sagrou Campeão do Mundo de Triatlo Cross no escalão Sub-23 e venceu o Triatlo Longo de Aveiro. No terceiro lugar da competição surge o Campeão Nacional em título, Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça).

Para além destes três atletas a prova de Aveiro vai receber a participação de outros atletas de topo, é o caso de Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça), Ruben Costa (Sporting CP - St. Peters School), Gil Maia (DUNIK.PT - Clube dos Galitos), Miguel Fernandes (Alhandra SC), Pedro Mendes (Alhandra SC), José Veiga (Garmin Olímpico de Oeiras), Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras), João Amorim (Alhandra SC), João Serrano (CD "Águias" de Alpiarça) e José Estrangeiro (AAC).

No sector feminino Anaís Moniz (SL Benfica) saiu da primeira etapa como vencedora e líder do nacional de Triatlo. Imediatamente atrás delas surgem na classificação Ana Filipa Santos (CT Fundão) e Bárbara Clemente (Garmin Olímpico de Oeiras). As três repartem entre si o favoritismo para as primeiras posições da prova próximo sábado, havendo ainda que somar os nomes de Raquel Rocha (Alhandra SC) e Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras) ao role de candidatas.

Ao todo, na linha de partida para esta segunda etapa do Nacional de Triatlo vão estar praticamente 200 atletas.

No domingo estará em disputa o Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes. Com 58 equipas na linha de partida a prova promete ser emocionante. Na temporada passada foi o Alhandra Sporting Clube que venceu tanto no sector masculino, como feminino. Este ano, alguns clubes "reservaram" alguns elementos para a prova de clubes, é o caso de João Pereira e João Silva, que não competem no sábado mas que no domingo irão representar o Alhandra Sporting Clube e Sporting CP - St. Peters School, respectivamente. O mesmo irá acontecer com Maria Areosa (Garmin Olímpico de Oeiras) no sector feminino.
  

Periodicidade Diária

terça-feira, 14 de julho de 2020 – 05:46:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...